UFRGS 2000 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Leia os itens abaixo que contêm possíveis condições para o surgimento do Estado nas sociedades da Antiguidade.

  1. I. Gradativa diferenciação da sociedade em classes sociais, impulsionada por uma divisão social do trabalho mais intensa, capaz de produzir excedentes de alimentos.

  2. II. Passagem da economia comunal para uma economia escravista, estimulada por guerras entre povos vizinhos, propiciando aumento da produção de excedentes e de trocas, com uma divisão do trabalho entre agricultura, pecuária e artesanato.

  3. III. Constituição da propriedade da terra e do regime de servidão coletiva nas sociedades orientais para que as grandes construções públicas fossem realizadas sob orientação dos grupos dirigentes.

Quais dentre eles apresentam efetivas condições para tal surgimento?


O texto abaixo refere-se aos progressos de uma importante civilização dentro da História da Humanidade nos séculos VII ao XIV da era cristã. A partir das informações fornecidas, identifique o povo que marca essa civilização, indicando, também, a religião, o livro sagrado, o profeta, a principal cidade e a atividade econômica que caracterizam esse povo.

Um povo, até então quase desconhecido, unificara- se levado pelo impulso de uma nova religião. (...) Os mais antigos Estados desmoronavam e, do Sir-Daria ao Senegal, as religiões estabelecidas inclinavam-se diante de uma recém chegada, a mesma que, hoje, conte cerca de 300 milhões de fiéis. A nova civilização resultantes destas conquistas alinhar-se-ia entre as mais brilhantes e seria, de vários pontos de vista, a preceptora do Ocidente, depois de ter por sua vez recolhido, vivificando-a, grande parte do legado antigo.

(PERROY, E. “A Preeminência das Civilizações Orientais”. In CROUZET, M. História Geral das Civilizações. Tomo III, 1º vol., p. 95.)


Analise as afirmações abaixo, relativas à formação da sociedade feudal.

  1. I. A origem da condição servil está relacionada com o sistema do colonato, que remonta ao século IV da era cristã.

  2. II. O processo de feudalização implicou enfraquecimento do poder real, já que cada feudo tinha autonomia e era governado pelo seu senhor.

  3. III. Neste processo, a cidade nunca deixou de cumprir seu papel, já que nela se concentravam os senhores feudais e os principais centros de produção.

Quais estão corretas?


Sobre o Renascimento, assinale com V (Verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmações abaixo.

($\quad$) A arte renascentista italiana reforçou a concepção formal hierárquica e cristã herdada da arte românica.

($\quad$) Humanismo, enquanto elemento importante do Renascentismo, deve ser entendido como um movimento intelectual de valorização da Antiguidade Clássica, sem que se pregasse um retorno ao passado.

($\quad$) Os novos conteúdos e estilos sociais do Renascimento eram exclusivamente burgueses, já que precisavam romper com as práticas do feudalismo.

($\quad$) Racionalismo renascentista pretendia explicar o mundo pela razão do homem e pela ciência.

($\quad$) Teocentrismo e o caráter civil e cortesão foram algumas das características do Renascimento.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


Das alternativas referentes à imigração açoriana verificada no Rio Grande do Sul durante a segunda metade do século XVIII, assinale aquela que estiver incorreta.


Carregando...