UFPR 2015 Sociologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A Sociologia se constituiu como ciência em fins do século XIX, tratando-se, portanto, de uma jovem ciência. Como podemos distinguir o conhecimento sociológico do senso comum?

O sociólogo norte-americano Talcott Parsons analisou a família como uma unidade de solidariedade difusa. Para ele, os membros de uma família compartilham de um status comum, ou seja, os pais compartilham seu status com os filhos. Constatou que a mulher tinha como um de seus papéis principais, o de promover a socialização dos filhos. Quais as mudanças que se processaram em relação à família e ao papel da mulher nas últimas três décadas?

“Dos 10 maiores resgates de trabalhadores em condições análogas à de escravos no Brasil em cada um dos últimos quatro anos (2010 a 2013), em 90% dos flagrantes os trabalhadores vitimados eram terceirizados, conforme dados obtidos a partir do total de ações do Departamento de Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae) do Ministério do Trabalho e Emprego.”

(Repórter Brasil, 24 de junho de 2014.)

Certamente você ouviu denúncias sobre essas modalidades de trabalho no Brasil. O texto parece sugerir uma forte relação com o fenômeno da terceirização. Por que a terceirização tende a favorecer formas de trabalho precarizadas?

Família, Escola e Igreja são exemplos de instituições sociais analisadas pela Sociologia. Por que elas se constituem em objetos da Sociologia?

De acordo com Roque de Barros Laraia (Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2008), existem dois tipos de mudança cultural: uma interna e outra externa. Explique os dois tipos de mudança cultural utilizando exemplos.

Carregando...