UFPR 2015 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
Sobre Joana D’Arc, o historiador Jules Michelet escreveu:
“Pela primeira vez, sente-se, a França é amada como uma pessoa, e ela torna-se tal desde o dia em que a amam. Até ali era uma reunião de províncias, um vasto caos feudal, um país imenso, de ideia vaga. Mas desde esse dia, pela força do coração é uma pátria”.
(MICHELET, Jules. Joana DArc. São Paulo: Fulgor, 1964, p. 16).
Comente esse excerto, explicando as consequências da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) para a França e para o sistema feudal.
Leia o excerto da “Declaração de Direitos” (Bill of Rights), assinada pelo rei Guilherme de Orange, em 1689, após a chamada Revolução Gloriosa na Inglaterra em 1688:
"Os Lords (...) e os membros da Câmara dos Comuns, declaram, desde logo, o seguinte:
1. Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento (...).
5. Que os súditos têm direitos de apresentar petições ao Rei, sendo ilegais as prisões, vexações de qualquer espécie que sofram por esta causa. (...).
13. Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar as leis.”
A partir do documento acima e de seus conhecimentos sobre a Revolução Gloriosa e seus desdobramentos, explique por que ela é interpretada como uma revolução liberal, parlamentar e burguesa.
No Estado do Paraná, desde 2005, foram mapeadas mais de 80 comunidades quilombolas, parte delas já reconhecidas pelo governo brasileiro. Explique o que foram os quilombos, e em seguida explique por que, atualmente, o reconhecimento oficial das comunidades quilombolas paranaenses é importante para o estudo da História do Paraná.
Durante o Estado Novo (1937-1945) “os periódicos acabaram sendo obrigados a reproduzir os discursos oficiais, a dar ampla divulgação às inaugurações, a enfatizar as notícias dos atos do governo, a publicar fotos de Vargas (...) Havia íntima relação entre censura e propaganda.”
(CAPELATO, M.H. Multidões em cena. SP: Unesp, 2009, 2$\ ^{a}$ ed., p. 86).
Por que o governo desse período deu tanta importância ao controle dos meios de comunicação? Quais tipos de informação e conteúdo eram censurados pelo governo do Estado Novo nos meios de comunicação?
Leia o excerto de uma obra de Machado de Assis:
“[...] Toda a questão é não infringir as regras e obrigações capitais. Podes pertencer a qualquer partido, liberal ou conservador (...), com a cláusula única de não ligar nenhuma ideia especial a esses vocábulos [...]”.
(ASSIS, Machado de. Teoria do Medalhão In M. de ASSIS, Papéis avulsos. (1882). Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Garnier, 1989, p. 74).
Comente essa afirmação, destacando o funcionamento do sistema político do Segundo Reinado no que se refere à atuação dos partidos liberal e conservador, e no que se refere à atuação do imperador D. Pedro II.
Carregando...