UFPR 2014 Sociologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Os Bambara (grupo que vive no Mali) consideram a velhice uma conquista. Para eles, o envelhecimento é concebido como um processo de crescimento que ensina, enriquece e enobrece o ser humano. [...] Para os Bambara, a idade é um elemento determinante da posição de cada indivíduo na sociedade. Toda a vida social é organizada segundo o princípio da senioridade. Considera-se que os mais velhos estão mais próximos dos ancestrais e, por esta razão, detêm a autoridade. Respeito e submissão marcam o conjunto de atitudes e comportamentos dos mais jovens para com os mais velhos.

(UCHÔA, Elizabeth. “Contribuições da antropologia para uma abordagem das questões relativas à saúde do idoso”. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(3): 849-853, mai-jun, 2003.)

A partir da leitura do trecho acima, explique de que modo o envelhecimento é fenômeno que ultrapassa a dimensão biológica.

Durkheim afirma que a educação tem por função "constituir o ser social". Explique e exemplifique essa afirmação.

Descreva dois dos principais acontecimentos históricos que favoreceram o surgimento da sociologia na Europa do século XIX.

Explique a seguinte frase:

“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”.

(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2008).

Leia a matéria e em seguida responda à indagação:

Congresso mantém vetos de Dilma ao projeto do Ato Médico

Fernando Diniz

O Congresso Nacional decidiu, em votação nesta terça-feira, manter os quatro vetos da presidente Dilma Rousseff à lei do Ato Médico, que regulamenta a atividade dos médicos. Sancionada no mês passado, a lei sofreu vetos em seus pontos mais polêmicos, entre os quais o artigo que dava aos médicos a exclusividade no diagnóstico e na prescrição terapêutica.

Para justificar o veto, o governo alegou que o texto original do Ato Médico prejudicaria políticas de saúde pública. Seguindo protocolos do Ministério da Saúde, os enfermeiros podem diagnosticar doenças como a hanseníase e a tuberculose, por exemplo.

Psicólogos e nutricionistas contestavam também o trecho do projeto, alegando condições de atestar a saúde de pacientes em aspectos psicológicos e nutricionais. Fisioterapeutas e fonoaudiólogos argumentavam serem responsáveis por diagnósticos funcionais e seus respectivos tratamentos terapêuticos.

Os médicos, por outro lado, afirmam que o diagnóstico e a prescrição terapêutica são atos privativos da categoria, com exceção ao odontólogo, em relação ao "aparelho mastigatório".

Outro veto mantido pelo Congresso foi o que impediu a exclusividade dos médicos na aplicação de injeções e demais procedimentos invasivos na pele com agulhas. O artigo havia sido alvo de críticas de profissionais especializados em acupuntura e até de tatuadores.

O texto original também trazia como privativo do profissional "a direção e chefia de serviços médicos", trecho retirado da redação da lei. Também foram removidos do texto artigos que davam exclusividade aos médicos na realização de coleta de sangue e cateterizações.

( Acesso em: 21 de agosto de 2013.)

Podemos afirmar que este embate legal sobre o alcance e os limites das atribuições dos médicos está relacionado à complexificação da divisão do trabalho em nossa sociedade? Justifique sua resposta.

Carregando...