UFPR 2012 Sociologia - Questões
Abrir Opções Avançadas
"O poder, exercido de forma celular, está presente nas microrrelações sociais.”
(ARAÚJO, S. M. de; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia. Um Olhar Crítico. São Paulo: Contexto, 2009. p. 143.)
Essa afirmação das autoras está presente na discussão sobre o poder na sociedade moderna. Em que medida a forma de poder celular a que elas se referem se diferencia das formas tradicionais de poder?
"Quando um punhado de homens não tem emprego e não procura trabalho, buscamos as causas em suas situações imediatas e no seu caráter. Mas quando [...] milhões de homens estão desempregados, não podemos acreditar que todos eles subitamente ficaram preguiçosos e deixaram de ’ser bons’.”
(MILLS, C. W. A Sociedade de Massas. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 323.)
As mudanças no mercado de trabalho na Europa e nos Estados Unidos têm aumentado o desemprego dos trabalhadores. Na Espanha, em torno de 20% da população está desempregada. Como se pode explicar sociologicamente que países ricos tenham chegado a essa situação de falta de oportunidades de trabalho para tantos trabalhadores?
"Num grande número de investigações sobre estratificação se reconhece não somente uma escala de status individuais, mas, também, a existência objetiva, hierarquizada, de uma série de categorias sociais mais ou menos homogêneas. Os indivíduos que integram essas categorias possuem em comum certos índices da estratificação, ou indicadores da posição social. Essas categorias ou agrupamentos são chamados estratos ou camadas.”
(STAVENHAGEN, R. Classes Sociais e Estratificação Social. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 283.)
Cite três indicadores de status e justifique por que podemos dizer que eles são responsáveis pela diferenciação social.
A construção da usina de Belo Monte na Amazônia tem sido motivo de disputas judiciais entre Indígenas, organizações não governamentais e o governo brasileiro. Para o governo, a construção da hidrelétrica será uma forma de acelerar o desenvolvimento da Amazônia e da Região Norte do país. Segundo as ONGs e os indígenas, a usina trará prejuízos para os povos indígenas que habitam a região e para a fauna e a flora amazônicas. Do ponto de vista da Sociologia, como se explica a relação entre progresso e meio ambiente?
"A participação em realidades virtuais, através de jogos eletrônicos, conversações on-line, comunidades virtuais, são modalidades e partes da cibercultura, cujos processos são interativos e permitem a integração potencial de texto, imagem e som no mesmo sistema. Interagindo a partir de pontos múltiplos em rede global, tais processos têm mudado o caráter da comunicação e esta tem moldado a cultura.”
(ARAÚJO, S. M. de; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia. Um Olhar Crítico. São Paulo: Contexto, 2009. p. 123.)
Aponte e justifique três aspectos pelos quais a Internet mudou a vida cotidiana das pessoas.
Carregando...