UFPR 2012 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Leia os seguintes excertos da Magna Carta inglesa de 1215:

“12 - Nenhum imposto ou pedido será estabelecido no nosso reino sem o consenso geral. (...) que tudo se passe da mesma maneira no que respeita às contribuições da cidade de Londres (...)

61 - (...) Instituímos e concedemos aos nossos barões a seguinte garantia: elegerão vinte e cinco barões do reino, os quais deverão com todo o seu poder observar, manter e fazer cumprir a paz e as liberdades que nós concedemos. (...)”

(C. R. C. Davis, Magna Carta, The Trustees of the British Museum, 1963, p. 16-23 apud ESPINOSA, Fernanda. Antologia de textos medievais. Lisboa: Sá da Costa Editora, p. 326-327)

A partir dos trechos acima e de seus conhecimentos sobre a monarquia inglesa na Idade Média, discorra sobre a relação dos nobres e dos burgueses ingleses com a sua realeza e justifique por que a Magna Carta é considerada uma precursora das constituições modernas.

“(...) O totalitarismo difere essencialmente de outras formas de opressão política que conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura”.

(Arendt, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 1989, p. 512)

Explique a especificidade do totalitarismo nazista, destacando seu contexto de desenvolvimento e suas características principais.

Desde o início da imigração nipônica para o Brasil, em 1908, os japoneses foram caracterizados como disciplinados, laboriosos, persistentes e eficientes. Além disso, foram vistos como capazes de cooperar para o “branqueamento” da raça brasileira. No entanto, a partir dos anos 1930, a imigração de japoneses foi restringida a um regime de cotas, e entre 1942 e 1943, muitos japoneses foram expulsos de suas residências no litoral paranaense e paulista pelo governo brasileiro. Explique as razões pelas quais o imigrante japonês passou a ser considerado um elemento indesejável pelas elites brasileiras no período das décadas de 1930 e de 1940.

Segundo o historiador Edward Said, “o lucro e a perspectiva de mais lucro foram, evidentemente, de enorme importância, mas o imperialismo não é só isso"

(Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 41)

Comente essa afirmação, demonstrando as principais motivações que impulsionaram o imperialismo europeu no século XIX.

O dia 11 de setembro é significativo para dois países em particular: o Chile, que sofreu um golpe militar liderado pelo general Pinochet em 11/09/1973, e os Estados Unidos, por conta do ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, em 11/09/2001. Tendo em vista esses fatos, relacione a esses dois contextos históricos destacados as estratégias da política externa norte-americana.

Carregando...