UFPR 2010 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
Após a Segunda Guerra Mundial, o movimento sionista, sob o impacto do genocídio praticado contra os judeus, reivindicou com maior vigor a criação de um Estado para o povo judeu na Palestina, projeto este que contou com o apoio da Organização das Nações Unidas. Em 1948 foi criado o Estado de Israel. Essa decisão está na origem do deslocamento de muitas comunidades árabes que lá viviam para a Cisjordânia e para a Faixa de Gaza. No ano de 1967, o governo de Israel invadiu a Península do Sinai, a Faixa de Gaza e as Colinas de Golã, no que passou a ser conhecido como “A Guerra dos Seis Dias”. Essa expansão territorial, ocorrida à revelia da Organização das Nações Unidas, provocou inúmeros conflitos com a população palestina, que iniciou sua resistência em torno da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), liderada por Yasser Arafat.
Ao longo da Guerra Fria, esses conflitos se acirraram, com os Estados Unidos apoiando o Estado de Israel, e a União Soviética, os árabes.
Que desdobramentos desses conflitos podem ser observados nos dias atuais?
Uma das principais características do século XIX é o processo de urbanização nos países industrializados. Como resultado da industrialização, observa-se a presença destacada da alta burguesia, proprietária de empresas, bancos e grandes estabelecimentos comerciais. Essa classe se ocupa, cada vez com maior intensidade, das artes, das ciências, do mecenato e da filantropia, caracterizando-se pelo luxo e pela ostentação, evidenciados nas residências, no vestuário e em novos hábitos voltados ao lazer. Sua influência na sociedade, designada como moderna, reflete-se no ensino, na imprensa e na administração pública.
A partir dessas ponderações, comente as principais diferenças entre essa nova classe hegemônica e a aristocracia que a precedeu.
Em relação à Europa contemporânea, podemos identificar duas forças contraditórias em ação: uma que leva à união e outra à desagregação. Identifique e explique tais forças.
A política mercantilista, sistema defendido por Colbert, ministro do rei Luís XIV, da França, foi um dos elementos principais da economia colonial de Portugal. Aponte as características principais desse sistema e a forma como se aplicou às relações entre Portugal e o Brasil no período colonial.
Segundo as Partidas de Afonso X de Castela (1221-1284), “feudo é o benefício dado pelo senhor a algum homem (...)”. Quais eram os compromissos de quem concedia o benefício e de quem o recebia na sociedade feudal?
Carregando...