UFPR 2010 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A fronteira do México com os Estados Unidos tem protagonizado distintos processos de natureza social, econômica e espacial. Sobre essa realidade, considere as seguintes afirmativas:

1. Observa-se um intenso processo migratório ilegal do México com destino aos Estados Unidos, desencadeando ações radicais por parte do governo americano, como a construção de um muro para marcar a fronteira e dificultar o ingresso de migrantes clandestinos nos EUA.

2. Há uma importante relação industrial entre os dois países, sobretudo por meio da ação das maquiladoras, indústrias americanas instaladas do lado mexicano que se aproveitam de isenções tarifárias, importam componentes dos Estados Unidos, executam a montagem dos produtos utilizando-se do baixo custo da mão de obra mexicana e exportam os produtos acabados para os EUA, com preços normalmente abaixo daqueles praticados pelas indústrias que produzem em território americano.

3. Os problemas existentes entre ambos os países podem ser atribuídos à separação física estabelecida por essa fronteira: o México compõe a América Central e os Estados Unidos a América do Norte.

4. A importância da fronteira entre EUA e México em relação à migração e ao processo de localização das maquiladoras se justifica pelo fato de as maiores cidades mexicanas estarem localizadas na região de fronteira, inclusive a capital, Cidade do México.

5. As remessas de dólares que os imigrantes fazem para suas famílias no país de origem contribuem com expressiva parcela da economia mexicana.

Assinale a alternativa correta.


Estima-se que o Brasil concentre entre 12 e 16% do volume total de recursos hídricos do planeta Terra. Embora essa seja uma participação expressiva, os recursos não são distribuídos de forma homogênea e encontram-se ameaçados por fatores socioeconômicos diversos.

(CLARKE, R & KING, J. O atlas da água. São Paulo: Publifolha, 2005.)

Defina o que são recursos hídricos e justifique a afirmação de que tais recursos não são distribuídos de forma homogênea, especificando três fatores socioeconômicos que os ameaçam.

Nos últimos anos, no Brasil, tem chamado a atenção a expansão do plantio de cana-de-açúcar para produção do etanol, utilizado como combustível. No dia 17/09/2009, o governo lançou um programa denominado Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, que visa ordenar o avanço dessa cultura sobre o território, proibindo sua expansão sobre alguns biomas, haja vista que isso poderá trazer impactos negativos no meio ambiente. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.


A velocidade do declínio dos níveis de fecundidade brasileiros em um curto espaço de tempo teve importantes repercussões em termos de uma drástica redução da taxa de crescimento populacional brasileira e de uma profunda mudança na distribuição etária da população nacional, que resultou em um amplo declínio da participação relativa do grupo etário jovem (menores de 15 anos) e uma mais do que duplicação do peso da população idosa (acima de 65 anos) entre 1950 e 2000. Inicia-se, dessa forma, o persistente processo de envelhecimento da população brasileira.

(MOREIRA, M. de M. Envelhecimento da população brasileira: aspectos gerais. Disponível em http://www.fundaj.gov.br/geral/textos. Acesso em 22/10/2009.)

Como é denominado o processo pelo qual o Brasil está passando e quais são suas razões e consequências?

A partir do momento em que a atividade industrial se afirma como o setor que comanda a economia brasileira, o espaço geográfico brasileiro vai sendo organizado de forma diferente. Antes da industrialização, com efeito, não havia um espaço nacional propriamente dito, uma integração econômica efetiva entre todas as áreas do país.

(Adaptado de VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço: geografia geral e do Brasil. 31. ed. São Paulo: Ática, 2000, p. 170.)

Com base no texto e nos conhecimentos de geografia, assinale a afirmativa correta.


Carregando...