UFPR 2009 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Conceitue e caracterize, através de exemplos, os termos metrópole e megalópole e explique a sua relação com o termo conurbação.

O território sul-americano ocupa uma área de $17.819.100\ \text{km}^2$, onde vive uma população em torno de 400 milhões de habitantes, distribuída irregularmente. Selecione uma área de vazio populacional nesse território e caracterize os elementos do meio físico que funcionam como fator de repulsão, dificultando ou mesmo impedindo o seu povoamento.

Os sucessivos processos de reestruturação econômica ocorridos nas últimas décadas no Brasil refletiram-se nas regiões metropolitanas brasileiras, que passaram por transformações acentuadas no mesmo período. Dentre as transformações, dois fenômenos urbanos se destacam: a marginalização e os problemas ambientais.

(Modificado de: Agência Estadual de Notícias. Disponível em $<$http//www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=4977$>$).

Com base nas regiões metropolitanas brasileiras, correlacione marginalização e problemas ambientais.

“O cenário verdejante que pigmenta as fotografias e colore o horizonte não passa de ilusão - o tom do canavial é outro. A fuligem das queimadas ensombrece as varas de cana-de-açúcar e torna rubro-negra a terra roxa em que outrora se fincavam cafezais. Fragmentos da palha incinerada se amalgamam com o suor dos rostos e desenham máscaras escuras. A cor predominante dos canavieiros, de banho tomado, não muda: são negros (a soma de “pretos” e “pardos” - 63,7% dos trabalhadores no cultivo da cana no país). A proporção supera os 43,4% dos negros na PEA (população economicamente ativa) e os 55% na PEA rural. ”

(Folha de S. Paulo, 24 ago. 2008. Caderno Mais, p. 10.)

A partir do texto e sobre o plantio de cana-de-açúcar no Brasil, complemente a afirmativa a seguir, considerando os aspectos sociais e econômicos resultantes dessa atividade.

1. O texto é claro ao mostrar, através de dados estatísticos, que, sob muitos aspectos, aos negros são destinadas as piores condições de trabalho, tal como ocorre na cultura da cana-de-açúcar.

Nas décadas de 60 e 70 do século XX eram comuns as manchetes de jornais alardeando a exaustão das jazidas petrolíferas do mundo. Na época, se afirmava também que o Brasil, que importava quase todo o óleo que consumia, era pobre em reservas. Hoje, o Brasil é praticamente autossuficiente e, a cada dia, se descobrem novas jazidas, a ponto de torná-lo uma das maiores potências em reservas de petróleo.

Considerando as afirmações acima, discorra sobre o quadro atual do setor petrolífero brasileiro.

Carregando...