UFPR 2008 Biologia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Usualmente, denomina-se a célula liberada pelas mulheres durante a ovulação de “óvulo”, mas o termo correto é “ovócito secundário”, pois a meiose ainda não foi completada. Sobre o assunto, considere o relato a seguir. Quatorze dias após a última menstruação de Maria, um ovócito secundário foi liberado de um de seus ovários, seguindo pela tuba uterina. Como Maria tivera relação sexual há alguns minutos, havia uma quantidade considerável de espermatozoides no interior da tuba uterina. Considerando que o ovócito e os espermatozoides não apresentam nenhum tipo de alteração morfológica ou genética, assinale a alternativa correta.
Observe no quadro abaixo as concentrações de glicose no sangue (glicemia) de dois animais, antes e após a administração de um hormônio. O animal X recebeu insulina e o animal Y adrenalina (epinefrina). Os efeitos desses hormônios nesses animais são semelhantes aos observados em humanos.
Um paciente diabético é tratado com doses diárias de insulina para controle de sua glicemia. Após ter sido assaltado, é encaminhado a um hospital sob efeito de um grande estresse. Com base nas ações dos hormônios insulina e adrenalina sobre a glicemia dos animais e nas alterações hormonais em situações de estresse, considere as seguintes questões:
1. Como está a glicemia do paciente quando ele dá entrada no hospital, comparada aos valores de antes da tentativa de assalto?
2. O médico deve alterar a dose de insulina que o paciente deverá receber naquele dia? Como?
Assinale a alternativa que apresenta as respostas corretas.
Considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas:
1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.
2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.
3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.
4. A existência do oxigênio na atmosfera terrestre foi imprescindível para o surgimento da vida.
Assinale a alternativa correta.
Após anos de investigações em Lassance (MG) e em Manguinhos (RJ), o médico e cientista Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas descreveu, em 1909, a doença que leva seu nome: Doença de Chagas. Seu feito, o caso de um único pesquisador descrever todos os elos da cadeia epidemiológica de uma doença infecciosa, é acontecimento raro na história da medicina. Esse processo consiste em descrever:
Para se descobrir a função das estruturas celulares, uma via experimental usada pelos cientistas é a remoção da estrutura celular que se quer estudar e a posterior verificação do que acontece à célula na ausência da estrutura. O uso de organismos mutantes é uma alternativa para a obtenção dessas células modificadas. Embriões de sapos compostos de células sem nucléolos (anucleoladas) foram comparados a embriões normais. O desenvolvimento a partir do zigoto acontece de forma semelhante nos dois casos, mas no momento da eclosão do girino os mutantes anucleolados morrem. Paralelamente a isso, a principal alteração observada nas células de indivíduos normais foi um aumento significativo na concentração de ribossomos no citoplasma, o que não ocorreu nos mutantes anucleolados. Com base nessas informações e nos conhecimentos de Biologia Celular, considere as seguintes afirmativas:
1. Nos indivíduos mutantes anucleolados, a eclosão do girino não acontece, por falta de alimentação adequada do embrião, o que leva à sua morte.
2. O nucléolo é o responsável pela produção dos ribossomos, por sua vez responsáveis pela síntese das proteínas necessárias ao processo de eclosão dos girinos.
3. A eclosão do girino só acontece na presença de uma grande quantidade de energia, na forma de ATP, que é obtida por meio dos ribossomos.
4. Os indivíduos mutantes anucleolados sobreviveram à fase embrionária por já contarem com ribossomos prontos, presentes no óvulo.
Assinale a alternativa correta.
Carregando...