UERJ 2022 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
CHAGOYA, E. Road map. 2003. Litografia colorida sobre papel.
“O século XX foi, talvez, o mais violento da história mundial. A humanidade está em constante guerra consigo mesma e é perfeitamente capaz da destruição total. Esse é o material bruto para a minha arte”, diz o artista mexicano Enrique Chagoya. Em um mapa do mundo ladeado por figuras de esperança e de desespero e coberto por imagens militares e religiosas, assim como por estereótipos culturais, Chagoya ironiza os Estados Unidos enquanto superpotência e país defensor da autodeterminação democrática mundo afora.
Adaptado de HARMON, K. (Org.). The map as art. Nova York: Princeton Architectural Press, 2009.
Na obra do artista, identifica-se o uso de um recurso de representação do espaço similar à seguinte técnica:
O grafite reproduzido, do artista Bansky, está localizado nas proximidades de um mercado no norte da cidade de Londres. Nele, um braço robótico de um caixa eletrônico segura uma menina.
A obra remete a uma discussão acerca dos impactos das novas tecnologias no capitalismo contemporâneo.
Um impacto socioeconômico no atual modelo produtivo é o aumento da:
Em 2019, a pecuária brasileira apresentou produtividade média de 1,2 animais/ha.
Contudo, no país, já são encontradas áreas de criação bovina que possuem produtividade superior a 8 animais/ha, utilizando meios mais sustentáveis como os sistemas integrados.
Adaptado de pp.nexojornal.com.br, 04/07/2021.
A reduzida produtividade média da pecuária nacional é explicada pela associação dessa atividade econômica com o seguinte processo:
Adaptado de bibnum.sciencespo.fr.
No mapa, identificam-se países cuja população muçulmana é superior a $75\%$.
Esses países apresentam forte vínculo histórico com a expansão territorial do seguinte Império:
O dia 6 de janeiro de 2021 entrou para a história. O Congresso dos Estados Unidos, a maior democracia do mundo, foi invadido. Manifestantes forçaram a passagem até que os policiais do Capitólio não deram conta de segurar a multidão. Nos corredores, o confronto acontecia.
A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo; houve luta corporal. Do lado de fora, a escadaria também foi tomada por apoiadores de Donald Trump, com bandeiras dos Estados Unidos e de apoio ao presidente derrotado nas eleições. Horas depois de o Capitólio ser invadido,
Trump divulgou um vídeo repetindo que as eleições foram roubadas e pediu para que seus eleitores deixassem o prédio. Milhares de pessoas marcharam pela capital americana entoando frases que o presidente tem repetido, sem apresentar provas: “Parem com o roubo!
A eleição foi roubada”.
NÚRIA SALDANHA
Adaptado de cnnbrasil.com.br, 07/01/2021.
O episódio descrito na reportagem causou perplexidade mundial, por ter acontecido em uma das mais antigas democracias do mundo.
Ao longo das últimas décadas na sociedade estadunidense, ocorreu a seguinte transformação fundamental para a compreensão desse episódio:
Carregando...