UERJ 2016 Química - Questões
Abrir Opções Avançadas
O ciclo de Krebs, que ocorre no interior das mitocôndrias, é um conjunto de reações químicas aeróbias fundamental no processo de produção de energia para a célula eucarionte. Ele pode ser representado pelo seguinte esquema:
O íon oxalacetato participa não só do ciclo de Krebs como também da produção do íon aspartato, segundo a equação abaixo:
Com base nessa reação, pode-se afirmar que o aspartato é o ânion correspondente ao ácido dicarboxílico denominado:
A ionização do ácido cianídrico é representada pela equação química abaixo:
$$HCN_{\ \ \left(aq\right)}\rightleftharpoons H^+_{\ \ \left(aq\right)}+CN^-_{\ \ \left(aq\right)}$$
Um experimento sobre esse equilíbrio químico, realizado a temperatura constante, analisou quatro parâmetros, apresentados na tabela:
Ao ser estabelecido o equilíbrio químico da ionização, foi adicionada certa quantidade de $NaCN_{(s)}$. Após a dissolução e dissociação completa desse composto, houve deslocamento do equilíbrio de ionização.
O parâmetro que sofreu redução, após a adição do composto, é representado pelo seguinte símbolo:
Em um experimento, foi analisado o efeito do número de átomos de carbono sobre a solubilidade de alcoóis em água, bem como sobre a quiralidade das moléculas desses álcoois. Todas as moléculas de álcoois testadas tinham número de átomos de carbono variando de $2$ a $5$, e cadeias carbônicas abertas e não ramificadas.
Dentre os álcoois utilizados contendo um centro quiral, aquele de maior solubilidade em água possui fórmula estrutural correspondente a:
Você chegou ao fim das questões encontradas