UERJ 2016 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O tráfico de drogas na Rocinha está impondo um desafio não apenas à Unidade de Polícia Pacificadora, mas também à segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento. Bandidos vêm intensificando ameaças e ataques a policiais militares e técnicos que fazem o mapeamento para as obras de alargamento e abertura de vias. Segundo especialistas, o alargamento de vias em grandes favelas é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, sob vários aspectos.

(Adaptado de O Globo, 22/11/ 2014.)

Explique por que a intervenção urbana mencionada pode afetar o controle do território do tráfico de drogas na Rocinha. Em seguida, indique uma consequência dessas obras que contribua para melhorar outros aspectos da qualidade de vida dos moradores, mas que não seja a segurança.

A DINÂMICA DEMOGRÁFICA BRASILEIRA

Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada.

(George Martine e José E. D. Alves. Adaptado de O Globo, 28/07/2006.)

A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira.

Explique o erro contido em cada uma delas.

QUEDE ÁGUA?

A seca avança em Minas,

Rio, São Paulo.

O Nordeste é aqui, agora.

No tráfego parado onde me enjaulo,

vejo o tempo que evapora.

Meu automóvel novo mal se move,

enquanto no duro barro,

no chão rachado da represa

onde não chove,

surgem carcaças de carro.

Os rios voadores da Hileia

mal desaguam por aqui,

e seca pouco a pouco

em cada veia o Aquífero Guarani.

Assim, do São Francisco a San Francisco,

um quadro aterra a terra:

por água, por um córrego, um chuvisco,

nações entrarão em guerra

Quede água? Quede água?

(...)

Quando em razão

de toda a ação "humana"

e de tanta desrazão,

a selva não for salva

e se tornar savana;

e o mangue, um lixão;

quando minguar o Pantanal,

e entrar em pane

a Mata Atlântica, tão rara;

e o mar tomar toda cidade litorânea,

e o sertão virar Saara;

e todo grande rio virar areia,

sem verão virar outono;

e a água for commodity alheia,

com seu ônus e seu dono;

e a tragédia da seca, da escassez,

cair sobre todos nós,

mas sobretudo sobre os pobres,

outra vez sem terra, teto, nem voz;

Quede água? Quede água?

(Lenine e Carlos Rennó Carbono. Universal Music, 2015.)

As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção.

Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra.

A localização de uma indústria está relacionada à busca de vantagens que lhe confiram melhores condições em relação à concorrência. Assim, quanto menores os custos envolvidos, maiores as possibilidades de lucros. Os principais fatores levados em conta para a instalação de uma fábrica são: mercado consumidor, matéria-prima, rede de transportes, água, energia e mão de obra. A ação do Estado também pode influenciar na localização das indústrias.

(Adaptado de SUCENA, I. S.; SAMPAIO, S. F. Geografia: ensino médio. São Paulo: Edições Sm, 2010.)

Ao longo do tempo, os fatores que interferem na escolha da localização de uma indústria variam de importância, podendo inclusive surgir novos fatores.

Explique a diminuição da importância, nos dias de hoje, da localização das indústrias nas proximidades de recursos energéticos. Em seguida, indique uma ação do Estado que pode exercer influência na instalação de uma unidade fabril.

BIODIVERSIDADE? CONHEÇO DE ALGUM LUGAR...

Ter ouvido falar em biodiversidade é uma coisa. Saber definir o termo, outra - pelo menos segundo uma pesquisa global realizada pela União para o BioComércio Ético (UEBT), associação sem fins lucrativos que busca promover o uso respeitoso da biodiversidade. Foram ouvidas mil pessoas em cada um dos dezesseis países participantes, incluindo o Brasil. Por aqui, embora 92% dos entrevistados já tenham ouvido falar no assunto, apenas 44% deles conseguem dar uma definição satisfatória do termo - um número alto se comparado à média mundial, de 28%. Ainda segundo os resultados da pesquisa, a televisão e o rádio são as maiores fontes de informação que os brasileiros têm sobre biodiversidade, seguidas pela escola e por artigos em jornais e revistas.

(Adaptado de cienciahoje.uol.com.br, 30/07/2015.)

De acordo com a Convenção sobre a Diversidade Biológica de 1992, biodiversidade é a variedade de organismos vivos existentes no planeta ou em uma determinada região do globo, incluindo ecossistemas terrestres e marinhos.

Aponte dois fatores que provocam a perda da biodiversidade de uma região.

Carregando...