UERJ 2015 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
BÍBLIA DO JORNALISMO DOS E.U.A. VÊ ITAQUERÃO COMO “MONUMENTO À GENTRIFICACÃO”
A nova edição da revista New Yorker, considerada a bíblia do jornalismo norte-americano, apresenta um texto de quatorze páginas sobre o futebol brasileiro, a preparação do país para a Copa do Mundo e o Corinthians. Escrita para o público dos Estados Unidos, a reportagem cita o Itaquerão, palco da abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, como um “monumento à gentrificação”. Gentrificação é o nome dado ao fenômeno socioespacial que afeta a população de baixa renda de determinado lugar por meio da valorização imobiliária provocada por um novo empreendimento, como um shopping center ou um estádio de futebol, por exemplo.
(Adaptado de copadomundo.uol.com.br, 06/01/2014.)
Cite duas consequências socioespaciais negativas do processo apresentado no texto para a população de baixa renda local, explicando cada uma delas.
(Adaptado de projetoslokosblogspot.com)
Na década de 1970, o modelo produtivo predominante no capitalismo brasileiro era o fordista. Contudo, na publicidade veiculada em 1977, é possível identificar a transição para o modelo produtivo subsequente.
A partir do anúncio publicitário, esse novo modelo é caracterizado pela introdução de:
O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem "extensões" ou "contrações", que resultam em distorções ou "rasgos". Diferentes técnicas de representação são aplicadas no sentido de alcançar resultados que possuam certas propriedades favoráveis para um propósito específico.
(Adaptado de IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.)
Para o propósito específico de reduzir as distorções tanto de forma quanto de área dos continentes, os resultados mais adequados são alcançados pela seguinte projeção cartográfica:
Observe nas imagens a área urbanizada em quatro metrópoles nos anos de 1990 e de 2000.
(Adaptado de O Globo Amanhã, 11/06/2013.)
No período 1990-2000, o processo de periferização ocorreu de forma mais intensa na área metropolitana de:
NOVOS CAMINHOS PELO MAR
Mesmo com a economia brasileira crescendo pouco, um setor se expande de forma vigorosa, com taxas "chinesas": a cabotagem, ou o transporte interno de cargas pelo mar, que avançou 7,7% só nos primeiros nove meses de 2013, frente ao mesmo período de 2012. O incremento é mais sentido na área nobre do setor de cargas, os produtos transportados por contêineres, nos quais está o maior valor agregado. No período, a taxa de expansão desse segmento foi de 28%.
(Adaptado de O Globo, 12/01/2014.)
Com base nos dados apresentados, o ritmo do crescimento da cabotagem pode ser explicado pela característica da organização socioespacial brasileira indicada em:
Carregando...