UERJ 2008 Química - Questões
Abrir Opções Avançadas
A pólvora consiste em uma mistura de substâncias que, em condições adequadas, reagem, com rendimento de 100%, segundo a equação química abaixo: $$4 \ KNO_{3\left(s\right)} +7 \ C_{\left(s\right)} +S_{\left(s\right)} \to 3 \ CO_{2\left(g\right)} +3 \ CO_{\left(g\right)} +2 \ N_{2\left(g\right)} +K_{2} CO_{3\left(s\right)} +K_{2} S_{\left(s\right)}$$ Sob condições normais de temperatura e pressão, e admitindo comportamento ideal para todos os gases, considere a reação de uma amostra de pólvora contendo 1515 g de $KNO_{3}$ com 80% de pureza.
Calcule o volume total de gases produzidos na reação. Em seguida, nomeie os sais formados.
A atividade humana tem sido responsável pelo lançamento inadequado de diversos poluentes na natureza. Dentre eles, destacam-se:
Amônia: proveniente de processos industriais;
Dióxido de enxofre: originado da queima de combustíveis fósseis;
Cádmio: presente em pilhas e baterias descartadas.
Em meio básico, o íon metálico do cádmio forma o hidróxido de cádmio, pouco solúvel na água.
Sabendo que, a 25 $\ ^\circ$C, a solubilidade do hidróxido de cádmio é aproximadamente de $2\times 10^{-5} \ mol\times L^{-1}$, determine a constante de seu produto de solubilidade.
A atividade humana tem sido responsável pelo lançamento inadequado de diversos poluentes na natureza. Dentre eles, destacam-se:
Amônia: proveniente de processos industriais;
Dióxido de enxofre: originado da queima de combustíveis fósseis;
Cádmio: presente em pilhas e baterias descartadas.
O trióxido de enxofre é um poluente secundário, formado a partir da oxidação do dióxido de enxofre, poluente primário, em presença do oxigênio atmosférico.
Considere as seguintes entalpias-padrão de formação a 25 $\ ^\circ$C e 1 atm:
$$SO_{2} =-296,8 \ kJ\times mol^{-1}$$ $$SO_{3} =-394,6 \ kJ\times mol^{-1}$$
Determine a variação de entalpia da reação de oxidação do dióxido de enxofre e apresente a fórmula estrutural plana do trióxido de enxofre.
Recentemente, a imprensa noticiou o caso do envenenamento por polônio-210 de um ex-agente secreto soviético. Sabe-se, em relação a esse isótopo, que:
ao se desintegrar, emite uma partícula alfa;
em 420 dias, uma amostra de 200 mg decai para 25 mg;
o isótopo formado nesse decaimento forma um íon divalente.
Admita que o sulfato desse íon divalente tenha sido submetido, em solução aquosa, ao processo de eletrólise com eletrodos inertes.
Calcule o tempo de meia-vida do polônio-210 e escreva a equação global que representa o processo eletrolítico descrito.
O Mar Morto apresenta uma concentração salina de $280 \ g\times L^{-1}$, enquanto nos demais mares e oceanos essa concentração é de $35 \ g\times L^{-1}$.
Considere as três amostras abaixo, admitindo que as soluções salinas apresentadas contenham os mesmos constituintes:
amostra A: água pura;
amostra B: solução salina de concentração idêntica à do Mar Morto;
amostra C: solução salina de concentração idêntica à dos demais mares e oceanos.
Indique a amostra que apresenta a maior temperatura de ebulição, justificando sua resposta. Em seguida, calcule o volume da amostra B a ser adicionado a 7 L da amostra A para formar uma nova solução salina que apresente a mesma concentração da amostra C.
Carregando...