UERJ 2005 Biologia - Questões
Abrir Opções Avançadas
A indústria de flores movimenta bilhões de dólares por ano e está continuamente buscando criar novas variedades, como uma rosa azul. Pelos métodos tradicionais, não é possível obter rosas dessa cor, pois a enzima que sintetiza esse pigmento está ausente nas roseiras. As petúnias, entretanto, possuem tal enzima.
Encontra-se em fase de teste uma técnica que possibilita inserir em células de roseira o gene da petúnia responsável pela codificação da enzima que produz o pigmento azul.
A) Cite o tipo de célula indiferenciada de roseira que, com o objetivo de produzir rosas azuis, seria o indicado para receber esse gene e justifique sua resposta.
B) Suponha que, em vez de ser introduzido o gene da petúnia que define a cor azul, fossem inseridas cópias de seu RNA mensageiro.
Indique se há ou não possibilidade de produção de rosas azuis nesse caso e justifique sua resposta.
Os antibióticos, largamente usados no combate às infecções bacterianas, deveriam matar as bactérias de modo seletivo, sem interferir no metabolismo das células do corpo humano, o que nem sempre ocorre.
A) Os derivados de cloranfenicol, apesar de terem sido usados como antibióticos, por atuarem sobre o ribossomo de bactérias, também interferem na função de uma organela humana.
Indique o processo que é inibido pelo cloranfenicol e explique por que apenas uma organela humana é afetada por sua ação.
A) O tratamento prolongado com qualquer antibiótico por via oral pode levar à carência de algumas vitaminas. Cite uma dessas vitaminas e explique como a antibioticoterapia oral pode provocar sua carência.
O oxigênio é um elemento imprescindível à manutenção da vida dos seres aeróbicos, pois participa do processo de extração de energia dos alimentos, como aceptor final de elétrons, conforme exemplificado pela reação abaixo. $$C_{6} H_{12} O_{6} +6 \ O_{2} \to 6 \ H_{2} O+6 \ CO_{2}$$ Em virtude de sua configuração eletrônica, o oxigênio tem forte tendência a receber um elétron de cada vez, dando origem a moléculas intermediárias, denominadas espécies reativas de oxigênio, que são fortes agentes oxidantes. Essas moléculas, por serem muito reativas, causam alterações, inclusive no DNA, fato que pode induzir mutações tanto em células somáticas quanto em células germinativas.
A) Considerando o processo de oxidação completa da glicose pela célula eucariótica, indique a etapa responsável pela formação de espécies reativas de oxigênio e o local da célula onde essas reações ocorrem.
B) Uma espécie reativa de oxigênio induziu uma mutação no gene de uma célula, acarretando a substituição de uma base guanina por uma adenina, sem alterar, porém, a estrutura primária da proteína codificada pelo gene.
Justifique por que não houve alteração da estrutura da proteína.
Considere a hipótese de que o ambiente marinho primitivo, sem oxigênio molecular, onde viveram os primeiros organismos, contivesse moléculas orgânicas produzidas por síntese abiótica. Admita, ainda, que essas moléculas eram por eles decompostas para obtenção de energia.
O tipo de nutrição e a forma de obtenção de energia desses organismos deveriam ser, respectivamente:
Você chegou ao fim das questões encontradas