UEL 2019 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Leia os textos a seguir.

Texto 1

Quando foi estabelecida pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos considerava em seu preâmbulo que “[...] o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum [...]”.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. unesdoc.unesco.org

Texto 2

Segundo matéria publicada este ano pelo jornal El País, “O panorama político internacional em matéria de direitos humanos não parece muito encorajador, nem mesmo nos países que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, se transformaram em garantidores de sua aplicação, dentro e fora de suas fronteiras. Temos um presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fala de imigrantes que “infectam” as ruas e um ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que quer estabelecer um censo de ciganos. Tirar os direitos humanos da equação das relações internacionais se transformou no empenho cada vez mais nítido das grandes potências, que tentam transformar em inócuos os avanços legislativos feitos nessa questão desde 1945. Muitas reações devido à crise dos refugiados é a prova mais evidente desse movimento.”

ALTARES, G. As grandes potências diante dos refugiados: menos direitos, menos humanos. El País, Madri, 22 jun. 2018. brasil.elpais.com

Com base nos textos e nos conhecimentos sobre História e Direitos Humanos, responda aos itens a seguir.

  1. a) Identifique e explique quais acontecimentos e “atos bárbaros” motivaram a discussão e o estabelecimento dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas no final dos anos 1940.

  2. b) O deslocamento de refugiados, sobretudo rumo à Europa, tem gerado uma profunda crise humanitária nos últimos anos. Explique as principais razões e impactos desse alto fluxo migratório.

Leia o texto a seguir.

Primeiro mataremos todos os subversivos; depois mataremos seus colaboradores; depois seus simpatizantes, depois os que permanecem indiferentes; e finalmente mataremos os tímidos.

Declaração feita em 1976 pelo governador militar de Buenos Aires, General Ibérico Saint-Jean. In: JABINE, Thomas; CLAUDE, Richard (Orgs.). Direitos humanos e estatística: o arquivo posto a nu. São Paulo: EDUSP, 2007, p. 400.

A última ditadura militar Argentina (1976-1983) foi o regime político mais violento e autoritário do Cone Sul. Durante os sete anos em que comandou o país, estima-se que a Junta Militar e seus órgãos de repressão tenham assassinado cerca de trinta mil opositores, entre militantes de esquerda e cidadãos críticos ao governo. Segundo o discurso das Forças Armadas e dos setores civis que as apoiavam, era preciso travar uma guerra contra a subversão, podendo até mesmo o ensino de matemática moderna ou gêneros musicais como Rock’n roll serem considerados ameaçadores à juventude. Os militares argentinos, assim como em várias outras ditaduras da região, procuravam justificar seus atos pela chamada Doutrina de Segurança Nacional (DSN). Com base nos conhecimentos acerca da História da América Latina Contemporânea, responda aos itens a seguir.

  1. a) Indique quais países do Cone Sul viveram sob ditaduras militares nos anos de 1960-1980.

  2. b) Explique no que consistia a Doutrina de Segurança Nacional e contextualize o ciclo de ditaduras latino-americanas desse período.

Durante as guerras entre os Persas e os Gregos, no mundo antigo, um conjunto de ações foi realizado, o que levou à produção de narrativas sobre esses episódios, com consequências também para os seus vizinhos macedônicos.

Com base nos conhecimentos sobre esse processo histórico, considere as afirmativas a seguir.

  1. I) A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de combate.

  2. II) A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota.

  3. III) Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo.

  4. IV) Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às ciências.

Assinale a alternativa correta.


Leia os textos a seguir.

Como dois e dois são quatro

Sei que a vida vale a pena

Embora o pão seja caro

E a liberdade, pequena

Ferreira Gullar, Dois e Dois: Quatro, 1966.

Meu amor,

tudo em volta está deserto, tudo certo

tudo certo como dois e dois são cinco

Caetano Veloso, Como Dois e Dois, 1971.

Os textos fazem críticas explícitas e implícitas à ditadura civil-militar que governou o Brasil entre 1964-1984.

Com base nos textos e nos conhecimentos históricos sobre o período, considere as afirmativas a seguir.

  1. I) A ditadura civil-militar estabeleceu a censura de cunho político e moral-comportamental às manifestações artísticas, atingindo os veículos de cultura.

  2. II) A Tropicália fazia a crítica aos costumes assim como disseminava os ideais libertários pregados pelos movimentos de contracultura.

  3. III) A ditadura civil-militar declinou de produzir propaganda sobre o regime, deixando as campanhas publicitárias aos custos da indústria automobilística.

  4. IV) A Jovem Guarda sofreu forte impacto da censura devido à defesa da utilização dos instrumentos elétricos e da vestimenta folk.

Assinale a alternativa correta.


Em 1968, os jovens foram protagonistas de manifestações em diferentes países como França, Estados Unidos, Tchecoslováquia, México e Brasil, com rebeliões que expressaram vários e diferentes ideais.

Sobre as manifestações de 1968, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

$\begin{array}{ll} ( \ \ \ \ ) & \text{Nos Estados Unidos, os jovens se colocaram contrários à guerra do Vietnã, na} \\ \ \ & \text{geração que ficou conhecida como} \ \textit{flower power}. \\ \\ ( \ \ \ \ ) & \text{Na Tchecoslováquia, durante a Primavera de Praga, os jovens insurgiram-se contra o} \\ \ \ & \text{poderio soviético, reclamando, dentre outras coisas, por mais liberdade individual.}\\ \\ ( \ \ \ \ ) & \text{A descoberta da pílula anticoncepcional impulsionou a ideia de amor livre, e a} \\ \ \ & \text{roupa unissex passou a caracterizar o jovem.} \\ \\ ( \ \ \ \ ) & \text{Em São Paulo, estudantes da USP invadiram o Palácio do Governo exigindo “Diretas} \\ \ \ & \text{Já” e a anistia geral aos perseguidos políticos.} \\ \\ ( \ \ \ \ ) & \text{Os jovens lutaram contra as drogas químicas, apontando que eram produtos da} \\ \ \ & \text{indústria capitalista criados para aliená-los.} \\ \\ \end{array}$

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.


Carregando...