UEL 2018 Sociologia - Questões
Abrir Opções Avançadas
(Adaptado de:
<http://www.gazetadopovo.com.br>.
Acesso em: 10 maio 2017.)
Na figura, o “fim da linha” é também uma metáfora para interpretações como aquelas que defendem que a sociedade atual encontra-se no “fim da história”, tese popularizada por Francis Fukuyama, ou diante do “fim das utopias”, formulada por autores como Anthony Giddens e Zigmunt Baumann. Este debate teórico e social coloca no centro da reflexão temas como modernidade, mudanças e movimentos sociais.
Sobre o contexto sociopolítico e os fundamentos presentes nesse debate, assinale a alternativa correta.
Leia a charge a seguir.
(BENSAÏD, D. Marx, manual de instruções, SP, Boitempo Editorial, 2014, p. 62.)
A charge remete a discussões que têm marcado o pensamento sociológico e a sociologia contemporânea. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o teor desses debates.
Analise a figura e leia o texto a seguir.
(Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/6f/8a/ce/6f8ace021e7a85edf7f 3cd280db6d185.jpg>. Acesso em: 1 set. 2017.)
Estou sentada nos ombros de um homem
Ele está afundando sob o fardo (peso)
Eu faria qualquer coisa para ajudá-lo
Exceto descer de suas costas
(Disponível em: <http://www.aidoh.dk/new-struct/About-Jens- Galschiot/CV-GB-PT.pdf>. Acesso em: 1 set. 2017.)
Com a obra intitulada A sobrevivência dos mais gordos, Jens Galschiot (2002) aborda o tema da injustiça, uma questão constitutiva da vida social de difícil solução, como indica o texto que acompanha a obra. O entendimento que uma sociedade produz sobre o que se considera justo e injusto está fundado em padrões de valoração a respeito da conduta dos indivíduos e dos objetivos comuns da coletividade, bem como em sua estrutura social. Pode-se considerar que uma das expressões da justiça ou injustiça é a estratificação social, objeto de estudo de Max Weber.
Segundo o autor, na sociedade moderna ocidental, a estratificação social é
Você chegou ao fim das questões encontradas