UEL 2018 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A mineração tem provocado acidentes com consequências socioambientais, como é o caso da catástrofe decorrente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG).

Com base nos conhecimentos sobre a tragédia de Mariana e o meio ambiente, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

($\quad$) A onda de lama, que atingiu populações ribeirinhas, deslocou-se pelo rio Doce atravessando municípios mineiros e capixabas até alcançar sua foz no oceano Atlântico.

($\quad$) A ruptura da barragem do Fundão à jusante atingiu também a de Santarém à montante, causando-lhe sérias avarias e impactos ambientais.

($\quad$) O mineral de ferro extraído pela mineradora era transportado, na forma pastosa, por minerodutos até o Espírito Santo, dispensando o transporte por estradas ou ferrovias.

($\quad$) O Quadrilátero Ferrífero é uma região localizada no centro-sul de Minas Gerais, cuja estrutura geológica é formada por rochas do período pré-cambriano (era Proterozoica).

($\quad$) A onda de rejeitos que atingiu o distrito de Bento Rodrigues provocou a migração pendular para a Região Metropolitana, com subsídio da empresa mineradora.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.


Analise os gráficos a seguir.

GRÁFICO I

(Adaptado de: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/expectativa-devida-dobrasileiro-ao-nascer-e-de-755-anos-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 21 jul. 2017.)

GRÁFICO II

(Disponível em: <http://mapadaviolencia.org.br/pdf2013/mapaviolencia2013_armas.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2017)

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país. Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre a dinâmica da população, considere as afirmativas a seguir.

  1. I. O gráfico I demonstra que a longevidade dos brasileiros aumentou, fato que ocorreu devido à melhoria da qualidade de vida.

  2. II. Os indicadores saneamento básico, renda, alimentação, índices de violência, saúde, educação e condições de moradia são utilizados para calcular o índice de desenvolvimento humano (IDH),impactando a expectativa de vida conforme demonstrado no gráfico I.

  3. III. A mortalidade de jovens evidenciada no gráfico II é um dos fatores que distanciam o Brasil das taxas de expectativa de vida dos países desenvolvidos, como Japão, Suíça e Austrália.

  4. IV. O conceito de expectativa de vida depende do crescimento natural da população em um determinado território, pois este é obtido pela diferença positiva entre as taxas de natalidade e mortalidade.

Assinale a alternativa correta.


Leia o texto a seguir.

Bem me diziam que a terra se faz branda e macia

quanto mais do litoral a viagem se aproxima

agora afinal cheguei nesta terra que diziam

como ela é uma terra doce para os pés e para vista

os rios que correm aqui têm a água vitalícia.

(MELO NETO, J. C. Morte e vida severina e outros poemas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2007. p.88.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre hidrografia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

($\quad$) A cidade de Recife se iguala a Veneza na quantidade de canais navegáveis e na qualidade do transporte público hidroviário.

($\quad$) A bacia hidrográfica do Capibaribe compõe a Bacia Norte-Nordeste e integra rios com padrão de drenagem exorreico, como o rio Jaguaribe no Ceará.

($\quad$) A baixa qualidade da água no estuário do Capibaribe é determinada por processos antrópicos provocados pelos efluentes urbanos e lixiviação do solo.

($\quad$) O regime fluvial perene ao longo de todo o percurso do rio Capibaribe possibilita o escoamento da produção agroindustrial do interior para o porto.

($\quad$) O rio Capibaribe, ao longo de seu curso, atravessa duas sub-regiões climáticas distintas que definem seu regime fluvial: a do Agreste e a da Zona da Mata (Classificação de Köppen).

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.


Analise o mapa a seguir.

Área em litígio pela Guerra do Contestado no início do século XX.

(Adaptado de: AFONSO, E. J. O Contestado. São Paulo: Ática, 1994, p. 20.)

O mapa remete à questão das dinâmicas territoriais complexas que envolvem a Guerra do Contestado. Com base nos conhecimentos sobre esse tema, assinale a alternativa correta.


Analise o gráfico a seguir.

(Disponível em: <http://mapbiomas.org/stats>. Acesso em: 14 maio 2017).

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a vegetação do bioma “pampa”, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

($\quad$) A área de pastagem em campos naturais triplica em todo o período enquanto que a área de vegetação campestre retrai por igual proporção no mesmo período, resultando na alteração do bioma.

($\quad$) A área de paisagem natural foi modificada ao longo do período apresentado no gráfico, devido à expansão da monocultura da soja e de espécies exóticas e da ampliação das áreas de pastagens de campos naturais.

($\quad$) A poluição dos recursos hídricos causada pelos impactos ambientais, no período apresentado no gráfico, está sendo corrigida com o plantio de Pinus e Eucalyptus nesse bioma.

($\quad$) A vegetação predominante do Pampa é constituída por campos, floresta ombrófila densa (árvores altas) e floresta estacional decidual (árvores que perdem as folhas no período de seca).

($\quad$) O zoneamento ecológico nos Pampas, proposto por ambientalistas, pode garantir o manejo preservacionista das áreas ainda não alteradas e a conservação dos resquícios da vegetação campestre.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.


Carregando...