UEL 2017 Sociologia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Leia o texto a seguir.
O homem ocidental nem sempre se comportou da maneira que estamos acostumados a considerar como típica ou como sinal característico do homem “civilizado”. Se um homem da atual sociedade civilizada ocidental fosse, de repente, transportado para uma época remota de sua própria sociedade, tal como o período medievo-feudal, descobriria nele muito do que julga “incivilizado” em outras sociedades modernas. Sua reação em pouco diferiria da que nele é despertada no presente pelo comportamento de pessoas que vivem em sociedades feudais fora do Mundo Ocidental. Dependendo de sua situação e de suas inclinações, sentir-se-ia atraído pela vida mais desregrada, mais descontraída e aventurosa das classes superiores dessa sociedade ou repelido pelos costumes “bárbaros”, pela pobreza e rudeza que nele encontraria. E como quer que entendesse sua própria “civilização”, ele concluiria, da maneira a mais inequívoca, que a sociedade existente nesses tempos pretéritos da história ocidental não era “civilizada” no mesmo sentido e no mesmo grau que a sociedade ocidental moderna.
(Adaptado de: ELIAS, N. O processo civilizador. v.1. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. p.13.)
Com base no texto e nos conhecimentos de Norbert Elias sobre as normas e as emoções disseminadas nas práticas cotidianas, especialmente no tocante à formação da civilização na sociedade moderna ocidental, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
Os processos de formulação e implementação de políticas públicas envolvem relações entre Estado e sociedade marcadas pela influência de grupos organizados com diferentes interesses e valores sociais, culturais e políticos. Em parte, o que está em disputa é a definição de quais são as demandas importantes para a coletividade e que, portanto, deveriam ser objeto de esforços governamentais para atendê-las.
(AMABILE, A. E. N. Políticas Públicas. In: CASTRO, C. L. F.; GONTIJO, C. R. B.; AMABILE, A. E. N. (orgs.). Dicionário de políticas públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012.)
Um exemplo de relação entre Estado e sociedade para a formulação de políticas públicas é o protagonizado pela antropóloga Débora Diniz. Em fevereiro de 2016, Diniz anunciou que estava preparando, junto com outros ativistas e acadêmicos, uma ação dirigida ao Superior Tribunal Federal do Brasil para garantir direito ao aborto em caso de contaminação de gestantes pelo vírus da zika, cujo vetor é o mosquito Aedes aegypti. Uma das motivações do grupo de Diniz é o aumento do número de casos de “síndrome congênita da zika”, cujo sinal mais conhecido é a microcefalia.
Com base nessas informações e nos seus conhecimentos sobre o contexto social brasileiro, responda aos itens a seguir.
a) Como as desigualdades sociais afetam de forma específica as mulheres no caso da epidemia do vírus da zika?
b) Cite dois valores sociais relacionados ao contexto da ação proposta por Diniz que se contrapõem e podem influenciar as políticas públicas de saúde das mulheres.
Max Weber é considerado pioneiro em definir o Estado por duas características fundamentais. A primeira é o monopólio legítimo do uso da força física. A segunda reside no fato de que tal monopólio é restrito a determinado território. O controle das fronteiras, incluindo a permissão de quem pode adentrar e permanecer em seu território segundo aquelas características, seria prerrogativa do Estado. É necessário lembrar, entretanto, que o conceito de Estado elaborado por Weber é um tipo ideal.
Com base nessas informações e nos acontecimentos da recente “crise migratória na Europa”, cujo fluxo de refugiados exemplifica alterações significativas dos papéis atribuídos ao Estado moderno, cite e explique um fato que se afasta do tipo ideal de Estado definido por Weber, apontando para algumas configurações recentes das ações ou reações dos Estados nacionais.
O decênio de 1930 viu florescer um gênero novo de textos sobre o Brasil. O país, que já havia sido interpretado anteriormente em livros de gênero literário (como em “Os Sertões”, de Euclides da Cunha), passou a contar com análises advindas do campo das ciências sociais, que também começavam a se constituir em terreno nacional. Um dos mais destacados autores do período foi Sérgio Buarque de Holanda, que escreveu, em 1936, o clássico ensaio “Raízes do Brasil”, que aborda aspectos fundamentais acerca da colonização nacional e da formação de características da cultura política brasileira. Muito conhecida é sua formulação acerca do homem cordial. Com base nessas considerações, disserte sobre como a cordialidade do brasileiro, descrita por Sérgio Buarque de Holanda, influi na relação entre o público e o privado na sociedade brasileira.
(Disponível em:
Leia o texto a seguir.
Moldado pelo contexto social e cultural em que o ator se insere, o corpo é o vetor semântico pelo qual a evidência da relação com o mundo é construída: atividades perceptivas, mas também expressão dos sentimentos, cerimoniais dos ritos de interação, conjunto de gestos e mímicas, produção da aparência, jogos sutis da sedução, técnicas do corpo, exercícios físicos, relação com a cor, com o sofrimento etc.
(LE BRETON, D. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2007. p.7.)
A tirinha e o texto evocam referências do lugar socialmente ocupado pelo corpo. O físico e a estética corporal são temas da vida cotidiana na sociedade moderna e, enquanto tais, são suscetíveis de ressignificações, como também de uma multiplicidade de representações.
Com base nos conhecimentos contemporâneos sobre o corpo e as corporalidades, produzidos pelas ciências sociais, considere as afirmativas a seguir.
I. Os usos que homens e mulheres fazem de seu físico e a construção dos julgamentos sobre as aparências dependem de um conjunto de sistemas simbólicos, cujas significações fundamentam a existência individual e coletiva.
II. O processo de socialização da experiência corporal é uma condição social de homens e mulheres que se conclui na adolescência, sendo este um momento final da formação identitária.
III. Nos anos 1960, a emergência dos novos sujeitos sociais produziu fortes críticas à importância social atribuída aos corpos e representou um retorno às lutas materialistas, preocupadas com a estrutura econômica.
IV. Na sociedade atual, o poder é exercido por meio da produção de corpos dóceis, configurando, assim, as sociedades disciplinares, tanto na dimensão econômica quanto na política.
Assinale a alternativa correta.
Carregando...