UEL 2012 Artes - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Figura 15: Frans Krajcberg. A Flor do Mangue. Década de 1970. Madeira. 300 cm x 900 cm. Coleção do Artista. 28

Leia o texto a seguir.

A obra realizada por Frans Krajcberg, ao longo de meio século, baseada no íntimo relacionamento com a natureza, é mais do que um projeto estético. É uma ética. É a invenção de um destino através da reinvenção da natureza. Uma luta titânica que vem travando no interior mesmo da natureza, no coração vulcânico da matéria natural, em nome de uma revolta individual que tinha muito a ver com sua solidão, mas que adquiriu, com o tempo, uma dimensão universal e planetária, quando encarada no plano mais ambicioso de uma política e ética ecológicas.

(Adaptado de: MORAIS, Frederico. Frans Krajcberg: a arte como revolta. FRANS Krajcberg revolta. Rio de Janeiro: GB Arte, 2000.)

Com base no texto, na figura 15 e nos conhecimentos sobre a produção do artista Frans Krajcberg, assinale a alternativa correta.


Observe a figura a seguir.

Figura 17: Camille Claudel. La Vague (A Onda), exposta no salão de 1897. Mármore, ônix e bronze. 62 x 56 x 50 cm. A Onda, de Camille Claudel, é uma escultura.

Sobre os elementos que definem a sua tridimensionalidade, considere as afirmativas a seguir.

  1. I) A artista desenvolve a forma na modelagem e no entalhe com a utilização de materiais rígidos.

  2. II) O volume ergue-se no espaço real circundante, ganha consistência e cresce a fim de constituir uma forma repleta de expressão.

  3. III) A onda apresenta altura, largura e profundidade, com a presença de figuras humanas e elementos que expressam a força da natureza.

  4. IV) A obra possui áreas vazias que estão dissociadas dos demais elementos da composição: volume e forma.

Assinale a alternativa correta.


Robert Smithson. Molhe Espiral, 1970. Rocha negra, cristais de sal, terra, água vermelha (algas).

Leia o texto a seguir.

Há algumas décadas, certos artistas vêm migrando dos espaços convencionais da arte – como ateliês, galerias e museus – para se afrontarem com a imensidão dos espaços e tempos infinitos do território natural. Vários exemplos podem ser encontrados nos artistas ligados à “Land Art”, tendência na qual o meio ambiente se torna o próprio campo de experimentação artística, como os trabalhos desenvolvidos pelo norte-americano Robert Smithson.

(Adaptado de: SOARES, Ana Cecília. Artes em campo expandido. Jornal Diário do Nordeste. 19 ago. 2010. Disponível em: . Acesso em: 9 ago. 2011.)

Com base no texto e na figura 23, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a linguagem e a tendência artística do trabalho Molhe Espiral.


Analise a figura a seguir.

Figura 27: Sandro Botticelli. O Nascimento de Vênus, 1482. Têmpera sobre tela. 172,5 x 278,5 cm. Galeria dos Uffizi, Florença (Itália).

Com base nos conhecimentos sobre a pintura no período do Renascimento e na obra de Sandro Botticelli (Fig. 27), considere as afirmativas a seguir.

  1. I) Há, nessa obra renascentista, a preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.

  2. II) Essa obra marca o início da Arte Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.

  3. III) Essa obra tem como temática um episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.

  4. IV) O Renascimento é um período histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da composição.

Assinale a alternativa correta.


Você chegou ao fim das questões encontradas