UEL 2011 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Números totais de transferências de jogadores brasileiros de futebol por região de destino – 2007-2009
*Dados referentes ao primeiro semestre do ano.
(RUGGI, L. ; RESENDE, R.; CARNIEL, F. Em campo com passaporte: notas sobre as transferências internacionais de jogadores de futebol brasileiros. Disponível em:
A flexibilização das relações trabalhistas, nos termos do neoliberalismo, chegou ao futebol brasileiro com a Lei Pelé (Lei nº 9.615/98), a qual suprimiu a lei do passe e permitiu ao jogador ter controle sobre sua vinculação a um ou outro clube, em regra, por meio de um procurador-empresário. Com base no texto e nos conhecimentos sobre flexibilização nas relações de trabalho, considere as afirmativas a seguir.
I. A flexibilização das relações trabalhistas no futebol profissional introduziu também, neste terreno, as políticas de informalização das relações contratuais de trabalho.
II. A flexibilização das relações contratuais, característica da Lei Pelé, reforça iniciativas neoliberais já presentes em outros setores da economia.
III. A relação de compra e venda dos direitos sobre os atletas, em sua versão flexibilizada, acentua a tendência ao individualismo dentro das relações sociais burguesas.
IV. O pragmatismo característico da flexibilização das relações contratuais fortaleceu ainda mais as relações afetivas e de identidade entre clube e atleta no futebol profissional.
Assinale a alternativa correta.
Texto III
90 milhões em ação, pra frente, Brasil, do meu coração.
Todos juntos, vamos, pra frente, Brasil, salve a seleção.
De repente é aquela corrente pra frente.
Parece que todo o Brasil deu a mão.
Todos ligados na mesma emoção.
Tudo é um só coração.
Todos juntos, vamos, pra frente, Brasil, Brasil,
Salve a seleção.
(Canção: Pra frente Brasil/ Copa 1970. Autor: Miguel Gustavo)
Da Copa de 1970 à Copa de 2010, a população brasileira passou de 93.139.037 para uma população estimada em 193.114.840 habitantes.
IBGE - Popclock em 23 jun. 2010.
Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil, ao longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.
A FIFA cogitou a proibição de jogos de futebol envolvendo seleções nacionais em cidades situadas acima de 2500 m, pois certos atletas enfrentam problemas físicos decorrentes da altitude. A alternativa que apresenta três capitais de países sul-americanos com altitudes médias superiores a 2500 m é:
Leia o texto a seguir.
No que tange à configuração territorial, isto é, o arranjo sistêmico-funcional dos objetos geográficos no território, os esportes merecem observação cuidadosa, posto que sua prática implica transformações significativas na forma e na dinâmica territoriais. Neste aspecto, devemos realçar o papel dos Jogos Olímpicos.
As instalações esportivas (ginásios, autódromos, estádios etc.), além de se apresentarem frequentemente como paisagem durável (decorrente do grande investimento necessário para edificação) e de ampla visibilidade (decorrente do porte físico), podem ainda constituir importante centralidade física e simbólica no interior do espaço urbano.
(Adaptado de: JESUS, G. M. A cidade e os grandes eventos olímpicos: uma geografia para quem? Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n.º 78, nov. 2004. Disponível em:
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a produção do espaço urbano, considere as afirmativas a seguir.
I. As decisões sobre a localização de instalações esportivas desconsideram a necessidade de infraestrutura, uma vez que esses equipamentos são dotados de forte centralidade física e simbólica.
I. A construção de complexos esportivos na periferia urbana mantém inalterados os padrões de fluxo e uso do solo nessa parte das cidades.
II. Atualmente, a realização de uma olimpíada implica a articulação de ações dos setores público e privado sobre a estrutura das cidades, aspecto importante na viabilização das transformações da paisagem urbana.
III. A implantação e o uso de complexos esportivos têm impacto sobre a dinâmica da valorização imobiliária de certas áreas da cidade, uma vez que fomentam a reconfiguração territorial das zonas urbanas em que são instalados.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
As competições de vela na olimpíada brasileira serão disputadas na poluída Baía de Guanabara. Lars alertou que o local não tem condições de receber as provas se não houver uma despoluição completa até 2016.
(CARDOSO, A. Lars Grael vê letargia na preparação da Rio-2016. Jornal de Londrina. Esportes. 23 maio 2010. p.16.)
Com base nos conhecimentos sobre a urbanização e suas relações com a poluição de sistemas costeiros, considere as afirmativas a seguir.
I. A presença de estágios avançados de eutrofização na Baía de Guanabara atrapalha a realização de provas olímpicas, tanto pela possibilidade da presença de algas na superfície, como pelo comprometimento da balneabilidade de suas águas.
II. Nas fases iniciais do processo de eutrofização, os níveis de concentração de compostos químicos ricos em fósforo e nitrogênio diminuem, causando a redução da quantidade de fitoplâncton pela falta desses nutrientes.
III. O despejo de esgotos não tratados de origem urbana é uma das causas da multiplicação de cianobactérias, que aparecem nos estágios mais avançados do processo de eutrofização das águas dos sistemas costeiros.
IV. A eutrofização da Baía de Guanabara é acentuada pelas dinâmicas climática e hidrográfica da região, que contribuem para esse processo por meio de chuvas torrenciais e do carreamento de substâncias eutrofizantes.
Assinale a alternativa correta.
Carregando...