UEL 2009 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Os Retirantes

(PORTINARI, C. Os Retirantes. 1944. Óleo sobre tela, (190×180) cm. Museu de Arte de São Paulo. SP.)

Considere o quadro de Portinari (Figura) e a definição a seguir:

[....] o “coronelismo” é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.

(LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1975, p. 20.)

Assinale a alternativa correta.


A expansão imperial romana resultou, a partir do século I d.C., na utilização do trabalho escravo em grande escala e no aumento significativo do número de plebeus desocupados, aos quais se juntaram levas de pequenos agricultores arruinados. Isso incrementou o êxodo rural e provocou o inchamento das cidades, especialmente de Roma. Para amenizar o problema social dessas massas, o Estado passou a dar-lhes subsídios.

Esta política caracterizou-se pela distribuição de:


Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele.

É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que:


Você chegou ao fim das questões encontradas