UEL 2005 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Leia os textos a seguir:
Texto I:
“No ano passado, durante as andanças, a garotada recolheu panfletos de propaganda de prédios de apartamentos à venda [...]. Eles constataram que, nas plantas ali desenhadas, os pontos de referência, como parques e estações de metrôs, estavam muito mais próximos da região dos edifícios do que o mostrado no guia. ‘As construtoras aproximam tudo para tentar vender o apartamento mais fácil’, conta a aluna [...]”.
(SOARES, Carla. Sua turma sabe qual a função da escala? Escola, São Paulo, n. 177, p. 43, nov. 2004.)
Texto II:
“Muitos pensam que os mapas representam a realidade geográfica. Não representam não, mas parece. Eu mesmo, até ir lá um dia, acreditava que a Argentina era um país cor de laranja.”
(FERNANDES, Millôr apud RUA, João e outros. Para ensinar geografia. Rio de Janeiro: Access, 1993. p. 11.)
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre cartografia, analise as afirmativas a seguir.
I. O Texto I e o Texto II indicam que, em geral, as pessoas fazem uma associação direta entre o real e o representado no mapa, raciocínio que conduz a inúmeros enganos no entendimento dos fenômenos geográficos.
II. O Texto I apresenta uma prática comum de empresas, cujas transações econômicas dependem do fator localização, pois elas tendem a manipular deliberadamente as escalas de mapas ou plantas a fim de induzir o cliente à compra do objeto de negociação.
III. O Texto II indica que o mapa é um instrumento desnecessário ao entendimento do espaço geográfico, por fazer as pessoas construírem uma falsa ideia sobre os lugares, eliminada quando do contato direto entre o sujeito e os territórios.
IV. O Texto I remete à ideia de que a confecção de mapas supõe a intencionalidade de quem o produz. O Texto II indica a descoberta da diferença entre o real e sua representação, quando do contato com o lugar representado.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nas últimas décadas, particularmente nas áreas urbanas brasileiras, o número de acidentes associados a deslizamentos de encostas, também chamados de escorregamentos, tem aumentado. Com base nos conhecimentos sobre urbanização, relevo terrestre e ações antrópicas, é correto afirmar:
I) A desestabilização de encostas em pequenas cidades, inseridas em regiões cuja economia é baseada em atividades agropecuárias, é provocada pelas chuvas ácidas.
II) A impermeabilização do solo, provocada pelo processo de urbanização, combate a instabilidade de encostas com acentuada declividade em aglomerados urbanos.
III) Deslizamentos de encostas na zona urbana têm como causa a contaminação dos solos por chorume, devendo ser descartada a relação entre deslizamentos e a morfologia do terreno.
IV) A probabilidade da ocorrência de deslizamentos em áreas urbanas está relacionada com o tipo e a densidade de ocupação da área e sua declividade.
V) A eliminação do problema dos escorregamentos em áreas urbanas requer a retirada de toda população que habita as encostas, proibindo-se sua ocupação.
No período de 13 a 18 de junho de 2004, aconteceu em São Paulo a 11ª Reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Nessa conferência, o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, afirmou que “[...] a nova rodada de negociações multilaterais [...] entre países em desenvolvimento é muito promissora [...]. Pode ser um movimento decisivo no desenvolvimento do que o presidente Lula chamou de uma nova geografia do comércio mundial.”
(MARULL, Yana. Países em desenvolvimento lançam rodada comercial paralela à OMC. Disponível em:
Com base no texto e nos conhecimentos sobre comércio internacional, é correto afirmar que a expressão “nova geografia do comércio mundial” remete à idéia de:
Ainda hoje no Brasil, vastas extensões territoriais sofrem processos intensos de exploração, evoluindo para um quadro típico de degradação ambiental generalizada. O domínio do semi-árido se configura como um ambiente de fragilidades e está submetido, desde longa data, a uma exploração indiscriminada, por isso é considerado uma zona de alto risco ambiental.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a degradação ambiental nos domínios morfoclimáticos brasileiros, assinale a alternativa que indica corretamente o risco ambiental predominante no semi-árido:
Nos últimos anos, casos de poluição do solo em zonas urbanas e rurais têm sido cada vez mais freqüentes e, geralmente, estão associados à intensificação do uso da terra, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes, deposição de resíduos tóxicos, lixões a céu aberto, entre outros. Sobre a poluição do solo, é correto afirmar:
Carregando...