UEL 2004 Sociologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A Agenda 21 é o principal documento da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, da qual são signatários cerca de 170 países, entre eles o Brasil. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento sustentável calcada em um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazo, inclusive definindo recursos e responsabilidades. Contudo, o não cumprimento da Convenção sobre Mudanças Climáticas, que previa o congelamento das emissões atmosféricas aos níveis de 1990, é uma das evidências do pequeno avanço na implementação da Agenda 21. Durante a Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável ocorrida em Johannesburgo em 2002, a falta de engajamento dos países ricos foi notável, apesar desses serem responsáveis por aproximadamente 82% das emissões que causam o efeito estufa. Os Estados Unidos, que respondem por 29% dessas emissões, recusaram-se a assinar o Protocolo de Kyoto.

Nos últimos anos, a degradação ambiental tem suscitado amplos debates, como os contemplados na Agenda 21. No passado, o olhar e a percepção sobre a natureza estavam voltados para uma outra preocupação, a de seu desvendamento. Isso ocorre, por exemplo, com o surgimento de uma nova visão sobre o mar. Segundo Alain Corbin, o europeu passa a olhar o mar como um espaço alternativo de sociabilidade e lazer. Sobre o assunto, leia o texto a seguir.

“Mais ainda que o campo, [...] o oceano representa a natureza irrefutável que está além do cenário [...] Assim se esboça o paradoxo sobre o qual se funda a moda da praia: o mar se faz refúgio, causa esperança porque causa medo. Esperança de gozá-lo, de experimentar o terror que inspira [...] Doravante, espera-se do mar que acalme as ansiedades da elite, que restabeleça a harmonia do corpo e da alma, que estanque a perda de energia vital de uma classe social que se sente particularmente ameaçada em suas crianças, suas raparigas, suas mulheres, seus pensadores.”

(CORBIN, Alain. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.74.)

Com base na argumentação do autor, é correto afirmar:


“Gilberto Velho estuda o uso de tóxicos e se pergunta até que ponto essa atividade social estabelece fronteiras na sociedade. Mas, como pondera o autor, o consumo de drogas deve ser visto como ponto de partida para uma análise – essa sim fundamental – sobre o etos associado ao comportamento considerado desviante: ‘O tóxico só pode ser compreendido contextualmente’, no interior de uma rede de relações sociais que comporta, além de uma circunscrição sociológica, laços afetivos e o desenvolvimento de certos padrões emocionais.”

(GREGORI, Maria Filomena. Boêmios e surfistas. Folha de S. Paulo, São Paulo, 11 jul. 1998. Jornal de Resenhas, p. 2.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:


Você chegou ao fim das questões encontradas