UEL 2003 Sociologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

“O narcotráfico criou nas favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo uma rede de poder paralelo que comanda o cotidiano de moradores e altera dois fundamentos do Estado democrático: o direito de ir e vir e o conceito de justiça.”

(Folha de S. Paulo, 09 jun. 2002. Caderno Cotidiano, p. C1.)

Considerando o contexto social das favelas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, é correto afirmar:


“O narcotráfico criou nas favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo uma rede de poder paralelo que comanda o cotidiano de moradores e altera dois fundamentos do Estado democrático: o direito de ir e vir e o conceito de justiça.”

(Folha de S. Paulo, 09 jun. 2002. Caderno Cotidiano, p. C1.)

Sobre o “conceito de justiça” no Estado democrático, é correto afirmar:


No ano de 2002, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, revelando que 47,8% dos municípios brasileiros não têm serviço de esgoto sanitário, 68,5% dos resíduos das grandes cidades são jogados em lixões e alagados, e só 451 cidades fazem coleta seletiva de lixo (cf. revista Isto É de 03 abr. 2002, n. 1696, p. 74). No Brasil, estima-se que 125.281 toneladas de lixo são produzidas por dia e que, dos 14,5 milhões de metros cúbicos de esgoto coletados diariamente, somente 5,1 milhões recebem tratamento.

Sobre a importância da educação ambiental, considere as seguintes afirmativas:

  1. I. A participação do indivíduo no processo eleitoral municipal, mediante análise das propostas voltadas à destinação do lixo, é uma forma de exercício da cidadania.

  2. II. Em sociedades democráticas, o engajamento nas práticas coletivas comunitárias consolida políticas públicas voltadas para a solução dos problemas ambientais e define a atuação do indivíduo cidadão.

  3. III. As relações pessoais, como o clientelismo, atuam de modo eficaz para resolver problemas ambientais e configuram o essencial da cidadania.

  4. IV. O cumprimento da legislação ambiental pelos indivíduos contribui para a formação de uma cultura cidadã.

Assinale a alternativa correta.


“Uma professora da missão [na aldeia de] Santa Clara estava tentando convencer uma mulher piro [grupo étnico da Amazônia peruana] a preparar a comida de seu filho pequeno com água fervida. A mulher replicou: ‘se bebemos água fervida, contraímos diarréia’. A professora, rindo com zombaria da resposta, explicou que a diarréia infantil comum é causada justamente pela ingestão de água não-fervida. Sem se abalar, a mulher piro respondeu: ‘Talvez para o povo de Lima isso seja verdade. Mas para nós, gente nativa daqui, a água fervida dá diarréia. Nossos corpos são diferentes dos corpos de vocês’.”

(GOW, Peter, apud VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O Nativo Relativo. Mana, v. 8, n. 1, p. 137-138, 2002.)

Com base na leitura do texto acima e nos conhecimentos sobre o etnocentrismo, assinale a alternativa correta.


“As inovações técnicas ocorridas durante e logo após a Primeira Guerra assentaram as bases da eletrônica, multiplicando o potencial de recursos já existentes mas ainda muito limitados, como o cinema, o rádio e o fonógrafo. (...) Nos anos 30 se difunde a criatura-chave do século XX – a televisão. (...) Subsistem ainda elementos da cultura popular, que são metodicamente selecionados e incorporados pela indústria do entretenimento, mas eles estão descontextualizados, neutralizados e encapsulados em doses metódicas, para uso moderado, nas horas apropriadas.”

(SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 75-79.)

A utilização dos meios de comunicação de massa (televisão, rádio, cinema) pela indústria cultural caracteriza-se predominantemente por uma prática que:


Carregando...