PUC-SP 2017 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Leia o texto abaixo e responda a questão

Os últimos cinquenta anos do século $XX$ e os primeiros anos do século $XXI$ denotaram profundas alterações para as migrações internas no Brasil. Essas migrações reorganizaram a população no território nacional. De um lado, até o final do século $20$, as vertentes da industrialização e das fronteiras agrícolas foram os eixos da dinâmica da distribuição espacial da população. De outro lado, o século $XXI$ aponta nova configuração das migrações internas ($\dots$).

(BAENINGUER, Rosana. Migrações internas no Brasil: tendências para o século $XXI$. Revista NECAT - Ano $4$, $n^\circ \ 7$ Jan-Jun de $2015$, p. $10-11$)

Considerando os estudos populacionais atuais, podemos afirmar que a nova configuração das migrações internas diz respeito:


O Relatório da World Wild Foundation, denominado A soja e o Cerrado: a joia esquecida do Brasil, lançado em $2011$, ressalta o considerável aumento mundial do uso da soja e os impactos que essa cultura tem trazido para o ambiente em determinados pontos do planeta.

No Brasil, com relação a essa cultura praticada no Cerrado, qual das alternativas abaixo contém apenas afirmações corretas:

I- A partir da década de $1970$, a extensa área que compõe o Cerrado começou a ser desmatada e preparada para o desenvolvimento da atividade agropecuária. A expansão da fronteira agrícola é uma das principais causas da degradação ambiental nessa área.

II- Podem ser citados como impactos ambientais advindos da cultura da soja no cerrado: contaminação por agrotóxicos nas águas, alimentos e animais, erosão e risco à sobrevivência de espécies animais e vegetais em função da perda de habitat.

III – O processo de modernização da agricultura no Brasil aconteceu somente no Cerrado, o que mostra que a introdução da monocultura da soja em outros biomas seria uma escolha acertada do ponto de vista econômico e ambiental.


“Um ângulo sob o qual também se analisa a construção de Brasília e que nos parece bastante pertinente para a compreensão geográfica desse ato é a sua inserção na estruturação de um espaço geográfico nacional.”

(VESENTINI, José W. A capital da geopolítica, Editora Ática, São Paulo, $1986$, p.$115$)

Os impactos no território brasileiro, com relação à inserção de Brasília na reestruturação do espaço geográfico nacional, podem ser analisados a partir de três diferentes escalas geográficas: a local, a regional e a nacional.

Assinale a alternativa que contém impactos de escala geográfica nacional


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília, em parceria com cientistas europeus, descobriu que o rio Amazonas é oito milhões de anos mais velho do que se pensava. A constatação se deu com base na análise dos sedimentos encontrados no rio. A maioria, segundo os pesquisadores, deriva da formação dos Andes no Mioceno tardio, período que vai de $10$ a $5$ milhões de anos atrás.

As pesquisas anteriores informavam que o Amazonas tinha entre $1$ e $1,5$ milhão de anos. De acordo com o professor e geólogo da UnB, Roberto Ventura, o Amazonas já existia, mas era pequeno e não chegava a se encontrar com o oceano. A idade de $9$ a $9,4$ milhões é contada a partir da expansão do rio para o Atlântico, formando o Amazonas que conhecemos hoje.

FREDERICO, G. Pesquisadores da Universidade de Brasília descobrem que rio Amazonas tem mais de $9$ milhões anos. Portal G$1$, $06/04/2017$

Esse processo resultou em uma paisagem com as seguintes características:


O presidente Chinês, Xi Jinping, afirmou, em Davos, onde abriu o Fórum Econômico Mundial, no dia $17$ de janeiro, que culpar a globalização não resolverá os problemas do mundo. ($\dots$) Essa foi a primeira vez que um presidente chinês participou de um Fórum Econômico Mundial. O mandatário Xi Jinping chegou a Davos com um surpreendente discurso defensor do livre comércio, alertando contra as guerras comerciais e os recuos no processo de globalização. “Temos que continuar defendendo o desenvolvimento do livre comércio. Qualquer tentativa de interromper os fluxos de capital, tecnologias e produtos [$\dots$] é impossível e vai contra a marcha da História”, salientou.

(VAL, Rita do. Geografia-Conhecimento prático, Editora Scala, ano $8$, edição $70$, fev/mar $2017$, São Paulo, p.$23$

Entre as alternativas abaixo, assinale a que melhor explica as declarações do presidente chinês.


Carregando...