PUC-RS 2017 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
Leia a letra da canção Mulheres de Atenas e analise as afirmações que seguem.
“Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas; cadenas ...”
(Chico Buarque & Augusto Boal, Mulheres de Atenas, 1976)
Nos anos 1970, Chico Buarque e Augusto Boal compuseram a canção acima para a peça Mulheres de Atenas, numa clara crítica à herança patriarcal, ao machismo e aos preconceitos de gênero que propunham papéis sociais distintos para homens e mulheres na sociedade brasileira na Ditadura Civil-Militar. A letra aborda as práticas sociais da Grécia Antiga, sobre as quais se pode afirmar:
I. A participação política era um privilégio dos homens maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses, que tinham direito a fala e a voto nas assembleias em praça pública.
II. A mulher só adquiria alguma importância pelo casamento. Fora do ambiente doméstico, quase tudo era proibido para a esposa legítima, como participar da política, da cultura e da vida social.
III. A comédia Lisístrata, de Aristófanes, ilustra a fforça feminina por meio da personagem principal, que propõe uma greve de sexo às esposas legítimas como forma de forçar os homens a desistirem da guerra entre as cidades-estados, que estava enfraquecendo a Grécia frente à ameaça de invasão dos persas.
IV. Na mitologia grega, as divindades femininas do Olimpo apresentavam um modelo de comportamento passivo e servil diante das divindades masculinas.
Estão corretas apenas as afirmativas
As teorias políticas e religiosas, bem como a nova mentalidade da Europa Moderna, podem ser melhor compreendidas por meio da leitura de algumas obras clássicas escritas entre os séculos XIV e XVII. Considerando essa premissa, relacione as obras e seus autores (coluna 1) à respectiva resenha (coluna 2).
Coluna 1
I. O Príncipe, de Nicolau Maquiavel,
II. Decameron, de Giovanni Bocaccio,
III. A vida de Gargântua e Pantagruel, de François Rabelais,
IV. 95 Teses, de Martinho Lutero,
V. O Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã.
Coluna 2
($\quad$) Aborda o abalo causado pela Peste Negra no comportamento e nos valores sociais embasados na moral medieval, bem como o advento do humanismo na Itália da passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
($\quad$) Defende uma política desligada da moral religiosa, apresentando orientações sobre como se conduzir nos negócios políticos internos e externos, com o objetivo de conquistar o poder e nele se manter.
($\quad$) Faz uma crítica à filosofia escolástica medieval, à autoridade dos frades, ao Papado, aos reis, aos magistrados e à justiça, por meio de uma sátira no estilo grotesco, que dialoga com a cultura popular e carnavalesca da virada da Idade Média para a Moderna.
($\quad$) É um texto que critica as práticas abusivas de alguns clérigos que realizavam a venda de indulgências e os desvios morais de certos membros do clero da Igreja Católica.
($\quad$) É um livro inspirado em obras clássicas e no exercício da retórica que, com um texto satírico e sombrio, critica práticas corruptas da Igreja Romana.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Considerando o Renascimento Comercial e Urbano da Europa nos séculos XII e XIII, analise as sentenças abaixo e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
I. ($\quad$) A Itália, Flandres e a região de Champagne eram os principais eixos econômicos da Europa Ocidental no período.
II. ($\quad$) Os habitantes das cidades que se dedicavam ao comércio constituíram uma nova classe social – a burguesia.
III. ($\quad$) A economia urbana começava a se libertar do domínio das corporações de ofício e a estabelecer o livre-comércio, provocando o fim dos privilégios da nobreza e dos monopólios comerciais reais.
IV. ($\quad$) As condições de higiene das cidades medievais melhoraram com a implantação do urbanismo e de serviços de esgoto e água encanada, dificultando a disseminação de epidemias.
V. ($\quad$) As principais cidades comerciais queriam mostrar sua riqueza e importância por meio da construção de grandes catedrais góticas, o que se tornou possível pela adoção de novas técnicas de construção.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
O trabalho escravo foi fundamental para a sustentação econômica e política tanto da pólis grega como do Império Romano. Sobre esse assunto, é correto afirmar:
A respeito da estrutura social que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média, afirma-se:
I. O feudalismo veio a substituir o sistema escravista com a queda do Império Romano do Ocidente, no que tange às relações sociais e à produção de bens materiais.
II. A sociedade medieval se caracterizou por diferentes formas de relações de trabalho, que podia ser executado por servos, trabalhadores livres e escravos por dívidas.
III. Os vilões eram pequenos proprietários livres, detentores de alguns direitos; entretanto, estavam submetidos aos senhores feudais.
IV. Na sociedade estamental medieval, a nobreza, além do controle de terras, era responsável pelas atividades militares; e o clero, além das funções religiosas, tinha importante influência política e ideológica.
Estão corretas as afirmativas:
Carregando...