PUC-RS 2004 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Responder à questão associando os legisladores e governantes atenienses que reformaram as estruturas sociopolíticas dessa Cidade-Estado a partir do século VI a.C. (coluna A) às suas respectivas caracterizações históricas (coluna B).

Coluna A

1. Drácon

2. Sólon

3. Pisístrato

4. Clístenes

Coluna B

($\quad$) Personagem semimístico a quem se atribui a criação do primeiro código de leis escritas de Atenas, o qual era muito rigoroso, contendo previsão de pena de morte para crimes contra a propriedade.

($\quad$) Nomeado primeiro arconte, aboliu os pagamentos de dívidas sobre a terra, devolvendo aos pequenos proprietários as terras perdidas por não-pagamento e fixando limites máximos para as propriedades.

($\quad$) General que tomou o poder apoiado pelos pequenos proprietários, tornou-se tirano e limitou os privilégios da aristocracia, confiscando terras, criando empréstimos estatais para desenvolver a agricultura e beneficiando mercadores e artesãos.

A numeração correta, de cima para baixo, na coluna B é:


Responder à questão com base nas afirmativas sobre as invasões dos povos ditos bárbaros ao Império Romano, a partir do século V.

  1. I) As massas rurais romanizadas da Europa Ocidental em geral não opuseram resistência ativa às invasões germânicas do século V, estabelecendo-se, em muitos casos, relações de cumplicidade em troca de certas garantias oferecidas pelos invasores.

  2. II) A Europa Ocidental, após o século V, sofreu novas invasões, a partir do século VII, dos normandos, eslavos, magiares e muçulmanos, o que levou à recuperação do comércio, devido ao caráter mercantil da economia dos novos grupos invasores.

  3. III) O Império Romano do Oriente não foi assediado pelos bárbaros no século V e o governo central, em Constantinopla, promoveu, até o século VI, uma política de auxílio militar visando à libertação da parte ocidental do império.

A análise das afirmativas permite concluir que:


Em Genebra (Suíça), no século XVI, estabeleceu-se uma das principais religiões protestantes da Europa Ocidental Moderna. A partir do princípio da predestinação, essa religião constituía uma nova ética, que santificava o trabalho e valorizava a poupança e o lucro. O pregador original dessa religião protestante, autor de Instituições da Religião Cristã, foi:


O processo socioeconômico associado à Revolução Industrial ao longo do século XIX costuma ser caracterizado em duas grandes fases, geralmente chamadas Primeira e Segunda Revolução Industrial. Comparando-se as duas Revoluções, conclui-se corretamente que a Segunda, a partir de 1870, apresentou como característica


A chamada Nova Política Econômica (NEP), posta em prática na Rússia soviética entre 1921 e 1924, caracterizou-se:


Carregando...