PUC-RS 2003 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a passagem do Período Homérico para o Período Arcaico, na Grécia Antiga.

  1. I) Com a desagregação da comunidade gentílica e a expansão das atividades agrícolas, comerciais e artesanais, formam-se as cidades-estados.

  2. II) Com a Segunda Diáspora Grega, criam-se novas colônias no Mar Negro e no Mar Mediterrâneo.

  3. III) O movimento colonizador retardou o desenvolvimento agrícola e comercial das cidades-estados, pois causou a falta de mão-de-obra na Grécia.

  4. IV) A concorrência dos cereais importados arruinou os pequenos agricultores gregos e favoreceu o surgimento de ricos artesãos, armadores e comerciantes na Ática.

Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas:


Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre as Cruzadas na Baixa Idade Média.

  1. I) Vários setores da sociedade europeia tinham interesses nas Cruzadas: a Igreja, o Império Bizantino, os nobres sem-terra e as cidades comerciais italianas.

  2. II) As cruzadas fracassaram como empreendimento religioso militar, inclusive porque terminaram interrompendo o rico comércio europeu com o Oriente Médio.

  3. III) Uma nova classe social surgiu, ligada à atividade comercial, e o poder dos nobres começou gradualmente a declinar.

  4. IV) Foi a partir da renovação do poder da Igreja, com o movimento das Cruzadas, que se construíram as grandes catedrais românicas na Europa Ocidental.

Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas:


Responder à questão com base nas afirmativas baixo, sobre a formação do Estado moderno na Inglaterra.

  1. I) O fracasso da reforma protestante no século XVI atrasou o processo de centralização político-administrativa na Inglaterra, pois a Igreja preservou seu poder econômico no país ao longo do período, apoiando o poder privado da alta nobreza.

  2. II) A burguesia e os chamados cavaleiros apoiavam a política centralizadora dos Tudor no século XVI, pois eram grupos sociais particularmente favorecidos pela estabilidade política.

  3. III) O período elizabethano, que se inicia em 1558, marca a consolidação do absolutismo monárquico na Inglaterra, com a supressão legal do Parlamento e a imposição da teoria sobre a origem divina do poder real.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que:


A partir das décadas finais do século XIX, as potências da Europa, os Estados Unidos e o Japão, passando por profundas alterações em suas estruturas socioeconômicas internas, lançam-se em um processo de disputa internacional por áreas de influência coloniais e semicoloniais na África, na Ásia e na América Latina, no cenário do chamado neocolonialismo. Considerando as práticas políticas e econômicas dessas potências, é correto concluir que não é característica do neocolonialismo


Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:


Carregando...