PUC-RJ 2015 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Uma conjugação adversa foi responsável pelo Golpe de 1964, que completou 50 anos. Podemos identificar diferentes fatores que levaram à queda do governo João Goulart, como os de ordem econômica, político-institucional, social, ideológica, assim como acontecimentos deflagradores de ações reativas, tanto no plano civil como no militar, que culminaram no golpe.

A partir da afirmativa acima:

  1. a) explique um dos fatores que levaram à queda do governo João Goulart;

  2. b) identifique um acontecimento deflagrador do Golpe de 1964.

No dia 17 de dezembro de 2014, os presidentes Barack Obama, dos EUA, e Raúl Castro, de Cuba, anunciaram o restabelecimento das relações entre os dois países, rompidas desde o início da década de 1960.

  1. a) Caracterize o contexto político internacional do início dos anos 1960 em que ocorreu o rompimento das relações entre EUA e Cuba.

  2. b) Cite dois acontecimentos ocorridos nos últimos 50 anos que expressem as tensas relações entre os dois países.

Após a abdicação do primeiro imperador, diversas províncias do Império do Brasil foram sacudidas por uma série de movimentos de contestação política e social, dos quais o mais longo foi a Guerra dos Farrapos (1835-1845). A respeito de tais movimentos, em geral, e da Revolução Farroupilha, em particular:

  1. a) Explique duas reivindicações do movimento ocorrido no Rio Grande do Sul.

  2. b) Cite dois outros movimentos ocorridos nesse mesmo contexto, indicando as províncias em que ocorreram.

Em pronunciamento ao Congresso Americano, em 12 de março de 1947, o Presidente Harry Truman afirmou: "a política deve apoiar povos livres que estão resistindo à tentativa de submissão a minorias armadas ou a pressões externas (...) devemos ajudar os povos livres a buscar eles mesmos seus próprios destinos". Esse discurso é considerado o fundador da chamada Doutrina Truman.

Em 5 de junho do mesmo ano, o Secretário de Estado americano, George Marshall, em discurso na Universidade de Harvard, apresentando o Plano Marshall disse: "É lógico que os Estados Unidos façam o possível para ajudar a recuperação da saúde econômica do mundo, sem a qual não pode haver estabilidade política nem paz assegurada. Nossa política não se dirige contra nenhum país, mas contra a fome, a pobreza, o desespero e o caos. Qualquer governo que esteja desejando se recuperar encontrará total cooperação por parte dos Estados Unidos da América".

Essas citações são indicadores das preocupações da política externa dos EUA após a Segunda Grande Guerra. A partir dessas informações:

  1. a) Explique a relação ente a Doutrina Truman e o Plano Marshall com relação à política externa norte- americana no pós-guerra.

  2. b) Cite uma ação do Plano Marshall para o processo de reconstrução da Europa após a Segunda Grande Guerra.

Analise as afirmativas acerca do processo de colonização na América Ibérica entre os séculos XVI e XVIII:

  1. I. Tanto na América de colonização espanhola quanto na de colonização portuguesa houve o predomínio da plantation: a grande propriedade, monocultora, voltada para a exportação, e a existência do monopólio ou exclusivo comercial.

  2. II. Em várias cidades da América tanto de colonização espanhola quanto portuguesa, foram fundadas, desde o século XVI, universidades, assim como existia a imprensa, responsável por uma intensa circulação de ideias.

  3. III. Enquanto na América de colonização espanhola houve o predomínio da servidão indígena, mais especificamente nas formas da mita e da encomenda; na América de colonização portuguesa houve o predomínio do trabalho escravo de negros africanos.

  4. IV. Até 1520 as Antilhas foram o núcleo da colonização espanhola, mas nas décadas subsequentes passaram a ser as zonas continentais do México até o Alto Peru; na América de colonização portuguesa inicialmente ocorreu a extração do pau-brasil e, posteriormente, a lavoura açucareira, principalmente no litoral nordestino.

Assinale:


Carregando...