PUC-RJ 2011 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Quando o revolucionário francês Marquês de Lafayette voltou para os Estados Unidos em 1824, ficou maravilhado pela maneira como aquele país mudara em 40 anos desde o tempo em que servira sob o comando de George Washington, nas guerras de Independência. Em seu discurso de chegada declarou estar comovido por toda a “grandeza e prosperidade destes felizes Estados Unidos que, ao mesmo tempo que nobremente parecem representar a completa afirmação da independência americana, refletem para todas as partes do mundo uma civilização política muito mais superior”.

(AA.VV. América. Passado e presente. Rio de Janeiro: Nórdica Ltda, 1992, p. 193.)

  1. a) Em seu discurso, Lafayette elogiava os “felizes Estados Unidos”. Explique por quais motivos ele se identificava mais com o novo regime político norte-americano do que com aquele vigente em seu país.

  2. b) Para Lafayette, os Estados Unidos eram um único e sólido país. Entretanto, na primeira metade do século XIX, existiam diferenças que opunham os Estados do Norte aos do Sul. Caracterize DUAS dessas diferenças.

“Após a Segunda Guerra Mundial, o otimismo e a esperança implicaram profundas alterações na vida da população em todo o mundo. No Brasil, isso permitiu a uma parcela da população - os setores médios dos centros urbanos - consumir novos e mais produtos. A vontade do novo trazia embutido, em várias áreas da cultura, o desejo de transformar a realidade de um país subdesenvolvido, de retirá-lo do atraso, de construir uma nação realmente independente. O entusiasmo pela possibilidade de construir algo novo implicou o surgimento e o impulso a vários movimentos no campo artístico.”

(Adaptado de Mônica Almeida Kornis, “Sociedade e cultura nos anos 1950, http://cpdoc.fgv.br/) (producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Anos1950)

  1. a) Identifique DOIS fatores responsáveis pelo clima de otimismo e esperança que marcou o contexto brasileiro após o fim da Segunda Grande Guerra.

  2. b) Caracterize UM movimento cultural, ocorrido no Brasil nas décadas de 1950 e 1960, que refletia o “entusiasmo pela possibilidade de construir algo novo”.

”Meu falecido pai, de memória abençoada, fez todo esforço para que eu pudesse alcançar excelência mental e técnica. O fruto dos meus estudos e trabalhos alcançou o seu desejo mais querido. Mas você pode perceber que, para a educação, as condições não eram favoráveis como são hoje. Nem eu tive professores tão capazes como você.

Nós ainda estávamos na idade das trevas. (...) Agora, pela graça de Deus, a luz e a dignidade foram restituídas às letras e eu vivi para vê-lo.

Hoje as antigas ciências estão restauradas (...). As línguas restituídas: o grego (...); o hebraico e o latim (...). Hoje o mundo está repleto de homens sábios (...).

Mas lembre-se disso, a sabedoria de nada lhe servirá se você não amar e temer a deus (...).

Seu pai, Gargantua.”

François Rabelais, Carta de Gargantua a Pantagruel, 1532.

São características do humanismo renascentista indicadas nesse texto, EXCETO:


”Depois de esfolado, toma-o um homem e corta-lhes as pernas, acima dos joelhos, e os braços, junto ao corpo. Vêm então as quatro mulheres, apanham os quatro pedaços, comem com eles em torno das cabanas, fazendo grande alarido, em sinal de alegria”.

Hans Staden, 1557.

“E são tão cruéis e bestiais, que assim matam aos que nunca lhes fizeram mal, clérigos, frades, mulheres (...). Sujeitando-se o gentio (...), terão os homens escravos legítimos, tomados em guerras justas”.

Padre Manoel da Nóbrega, 1558.

“Fui a outra aldeia de 150 casas e fiz ajuntar os moços (...). Achei alguns aqui mui hábeis e de tal capacidade que bem ensinados e doutrinados podiam fazer muito fruto, para o que temos necessidade de um colégio nesta Bahia para ensinar os filhos dos índios”.

Padre Azpicuelta Navarro, 1551.

Sobre as concepções dos colonizadores europeus acerca das populações indígenas com as quais se depararam na América, examine as afirmativas abaixo:

  1. I. A criação de escolas e os aldeamentos missionários preparavam os índios para viver em Portugal.

  2. II. O canibalismo, ao lado do incesto e da nudez, demonstrava a sua falta de humanidade.

  3. III. Os costumes demoníacos e a irreligiosidade justificavam a sua escravização.

  4. IV. A vida desregrada e os costumes exóticos justificavam o extermínio dos nativos em guerras justas.

Assinale a alternativa CORRETA.


“Historicamente, a incorporação de novos espaços à economia mundial tem levado à decadência dos eixos econômicos tradicionais e ao surgimento de novos polos econômicos e de poder. Até o século XV o Mediterrâneo era o centro das sociedades ocidentais, em seguida a hegemonia passou para o eixo Atlântico, que atualmente está sob a ameaça de um eixo emergente na bacia do Oceano Pacífico”.

(Adaptado de PIRES, M. Cordeiro. O deslocamento do eixo econômico mundial in Revista PUC VIVA, 32, 2008.)

Sobre esses processos, NÃO É CORRETO afirmar que:


Carregando...