PUC-RJ 2011 - Questões
Abrir Opções Avançadas
Em um espelho côncavo esférico de raio $R$, a imagem formada será
“Historicamente, a incorporação de novos espaços à economia mundial tem levado à decadência dos eixos econômicos tradicionais e ao surgimento de novos polos econômicos e de poder. Até o século XV o Mediterrâneo era o centro das sociedades ocidentais, em seguida a hegemonia passou para o eixo Atlântico, que atualmente está sob a ameaça de um eixo emergente na bacia do Oceano Pacífico”.
(Adaptado de PIRES, M. Cordeiro. O deslocamento do eixo econômico mundial in Revista PUC VIVA, 32, 2008.)
Sobre esses processos, NÃO É CORRETO afirmar que:
“A proteção aos interesses dos operários deve ser completa. A conquista de oito horas de trabalho, o aperfeiçoamento e a ampliação das leis de férias, dos salários mínimos, a proteção das mulheres e dos menores, todo esse novo mundo moral que se levanta, nos nossos dias, em amparo do proletariado, deve ser contemplado pela nossa legislação, para que não se continue a ofender os brios morais dos nossos trabalhadores com a alegação de que o problema social no Brasil é um caso de polícia”.
(Manifesto de Lindolpho Collor, apresentado na Convenção da Aliança Liberal, em 1929.)
O Manifesto de Lindolpho Collor:
I. Denuncia a repressão policial ao movimento dos trabalhadores, durante a Primeira República.
II. Demonstra que as leis trabalhistas no Brasil, assim como a organização dos sindicatos, foram uma criação do Governo Vargas.
III. Defende a ampliação da cidadania para os trabalhadores, através da instituição de leis sociais.
IV. Explicita o atraso brasileiro em comparação ao dos países europeus e norte-americanos, onde já haviam sido implantadas as referidas leis trabalhistas.
Assinale a alternativa CORRETA.
“Após a Segunda Guerra Mundial, o otimismo e a esperança implicaram profundas alterações na vida da população em todo o mundo. No Brasil, isso permitiu a uma parcela da população - os setores médios dos centros urbanos - consumir novos e mais produtos. A vontade do novo trazia embutido, em várias áreas da cultura, o desejo de transformar a realidade de um país subdesenvolvido, de retirá-lo do atraso, de construir uma nação realmente independente. O entusiasmo pela possibilidade de construir algo novo implicou o surgimento e o impulso a vários movimentos no campo artístico.”
(Adaptado de Mônica Almeida Kornis, “Sociedade e cultura nos anos 1950, http://cpdoc.fgv.br/) (producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Anos1950)
a) Identifique DOIS fatores responsáveis pelo clima de otimismo e esperança que marcou o contexto brasileiro após o fim da Segunda Grande Guerra.
b) Caracterize UM movimento cultural, ocorrido no Brasil nas décadas de 1950 e 1960, que refletia o “entusiasmo pela possibilidade de construir algo novo”.
Democracia foi palavra de ordem da oposição política ao regime militar brasileiro (1964-1985). Como expressão da consolidação da ordem democrática, diversas ações e instituições foram implementadas no Brasil, após 1985. Sobre estas, NÃO É CORRETO afirmar que:
Carregando...