ITA 2019 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Sejam feitas estas afirmações a respeito do ponto de ebulição de substâncias à pressão atmosférica:

  • I. O ponto de ebulição do $2$-propanol é maior que o da propanona.

  • II. O ponto de ebulição do cis-but-$2$-eno é maior que o do trans-but-$2$-eno.

  • III. O ponto de ebulição do fluorometano é maior que o da metilamina.

  • IV. O ponto de ebulição do $2$-metilbutano é maior que o do $2$,$2$-dimetilpropano.

Das afirmações acima, está(ão) CORRETA(S)


Assinale a opção que apresenta o número total de isômeros estruturais de aminas com fórmula molecular $\ce{C4H_{11}N}$


Retardantes de chama são substâncias que atenuam e/ou inibem o processo de combustão de um material. Considere os seguintes fenômenos:

  • I. Criação de um dissipador de calor usando um composto que se decompõe em um processo altamente exotérmico, gerando produtos voláteis não combustíveis.

  • II. Aumento da transferência de calor na superfície em combustão por eliminação do material fundido.

  • III. Envenenamento da chama pela evolução de espécies químicas que capturam os radicais $\ce{H}$ e $\ce{OH}$ que são ativos na propagação da termo-oxidação da chama.

  • IV. Limitação da transferência de calor e massa pela criação de uma camada de carbonização isolante na superfície do material sólido em combustão.

Assinale a opção que apresenta corretamente o(s) fenômeno(s) que pode(m) ser atribuído(s) a ações de retardantes de chama.


Após atravessar um filtro de radiação ultravioleta, o qual não permite passar fótons de comprimento de onda menor que $300\ nm$, um feixe de luz solar é direcionado para uma amostra de hidrogênio atômico gasoso à baixa pressão, mantido em um recipiente transparente à luz visível e opaco ao infravermelho (com comprimento de onda superior a $663\ nm$). Após passarem pela amostra, a quantidade de fótons e suas energias são detectadas por sensores posicionados ortogonalmente ao feixe de luz. Assinale a opção que melhor apresenta as energias, em $eV$, dos fótons que podem ser detectados.


Considere uma pequena chapa de aço revestido com zinco (aço galvanizado) mergulhada em uma solução azul de sulfato de cobre nas condições padrão e a $25\ ^\circ C$. Após determinado intervalo de tempo, observa-se que a solução fica verde. Com base nessas observações e desconsiderando a presença de espécies interferentes, é ERRADO afirmar que


Carregando...