ITA 2017 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Ondas gravitacionais foram previstas por Einstein em 1916 e diretamente detectadas pela primeira vez em 2015. Sob determinadas condições, um sistema girando com velocidade angular $w$ irradia tais ondas com potência proporcional a $Gc^{\beta}Q^{\gamma}w^{\delta}$, em que $G$ é a constante de gravitação universal; $c$, a velocidade da luz e $Q$, uma grandeza que tem unidade em $\text{kg}\cdot\text{m}^2$. Assinale a opção correta.


Um bastão rígido e uniforme, de comprimento $L$, toca os pinos $P$ e $Q$ fixados numa parede vertical, interdistantes de $a$, conforme a figura.

O coeficiente de atrito entre cada pino e o bastão é $\mu$, e o ângulo deste com a horizontal é $\alpha$. Assinale a condição em que se torna possível o equilíbrio estático do bastão.


Na figura, o vagão move-se a partir do repouso sob a ação de uma aceleração $a$ constante.

Em decorrência, desliza para trás o pequeno bloco apoiado em seu piso de coeficiente de atrito $\mu$. No instante em que o bloco percorrer a distância $L$, a velocidade do bloco, em relação a um referencial externo, será igual a


Carregada com um potencial de $100\text{ V}$, flutua no ar uma bolha de sabão condutora de eletricidade, de $10\text{ cm}$ de raio e $3{,}3\times 10^{−6}\text{ cm}$ de espessura. Sendo a capacitância de uma esfera condutora no ar proporcional ao seu raio, assinale o potencial elétrico da gota esférica formada após a bolha estourar.


Considere um automóvel com tração dianteira movendo-se aceleradamente para a frente. As rodas dianteiras e traseiras sofrem forças de atrito respectivamente para:


Carregando...