ITA 2015 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Um fio de comprimento $L$ e massa específica linear $\mu$ é mantido esticado por uma força $F$ em suas extremidades. Assinale a opção com a expressão do tempo que um pulso demora para percorrê-lo.


Uma pequena esfera metálica, de massa $m$ e carga positiva $q$, é lançada verticalmente para cima com velocidade inicial $v_0$ em uma região onde há um campo elétrico de módulo $E$, apontado para baixo, e um gravitacional de módulo $g$, ambos uniformes. A máxima altura que a esfera alcança é


Uma massa puntiforme é abandonada com impulso inicial desprezível do topo de um hemisfério maciço em repouso sobre uma superfície horizontal. Ao descolar-se da superfície do hemisfério, a massa terá percorrido um ângulo $\theta$ em relação à vertical. Este experimento é realizado nas três condições seguintes, I, II e III, quando são medidos os respectivos ângulos $\theta_I$, $\theta_{II}$ e $\theta_{III}$:

  • I. O hemisfério é mantido preso à superfície horizontal e não há atrito entre a massa e o hemisfério.

  • II. O hemisfério é mantido preso à superfície horizontal, mas há atrito entre a massa e o hemisfério.

  • III. O hemisfério e a massa podem deslizar livremente pelas respectivas superfícies.

Nestas condições, pode-se afirmar que


Considere um tubo horizontal cilíndrico de comprimento $\ell$, no interior do qual encontram-se respectivamente fixadas em cada extremidade de sua geratriz inferior as cargas $q_1$ e $q_2$, positivamente carregadas. Nessa mesma geratriz, numa posição entre as cargas, encontra-se uma pequena esfera em condição de equilíbrio, também positivamente carregada. Assinale a opção com as respostas corretas na ordem das seguintes perguntas:

  • I. Essa posição de equilíbrio é estável?

  • II. Essa posição de equilíbrio seria estável se não houvesse o tubo?

  • III. Se a esfera fosse negativamente carregada e não houvesse o tubo, ela estaria em equilíbrio estável?


Considere as seguintes proposições sobre campos magnéticos:

  • I. Em um ponto $P$ no espaço, a intensidade do campo magnético produzido por uma carga puntiforme $q$ que se movimenta com velocidade constante ao longo de uma reta só depende da distância entre $P$ e a reta.

  • II. Ao se aproximar um ímã de uma porção de limalha de ferro, esta se movimenta porque o campo magnético do ímã realiza trabalho sobre ela.

  • III. Dois fios paralelos por onde passam correntes uniformes num mesmo sentido se atraem.

Então,


Carregando...