ITA 2011 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A solução aquosa $6\ \%$ em massa de água oxigenada ($\ce{H2O2}$) é geralmente empregada como agente branqueador para tecidos e cabelos. Pode-se afirmar que a concentração aproximada dessa solução aquosa, expressa em volumes, é


Assinale a opção que apresenta o ácido mais forte, considerando que todos se encontram nas mesmas condições de concentração, temperatura e pressão.


A $25\ ^\circ C$, três frascos (I, II e III) contêm, respectivamente, soluções aquosas $0,10\  mol L^{-1}$ em acetato de sódio, em cloreto de sódio e em nitrito de sódio. Assinale a opção que apresenta a ordem crescente CORRETA de valores de dessas soluções, sabendo que as constantes de dissociação ($K$), a $25\ ^\circ C$, dos ácidos clorídrico ($\ce{HC\ell}$), nitroso ($\ce{HNO2}$) e acético ($\ce{CH3COOH}$), apresentam a seguinte relação:$$K_{\ce{HC\ell}}>K_{\ce{HNO2}}>K_{\ce{CH3COOH}}$$


A $25\ ^\circ C$, as massas específicas do etanol e da água, ambos puros, são $0,8\ g \ cm^{-3}$ e $1, 0\ g\ cm^{-3}$ , respectivamente. Adicionando $72\ g$ de água pura a $928\ g$ de etanol puro, obteve-se uma solução com $1208\ cm^3$ de volume. Assinale a opção que expressa a concentração desta solução em graus Gay-Lussac ($^\circ \text{GL}$).


Considere a energia liberada em 

  • I - combustão completa (estequiométrica) do octano e em 

  • II - célula de combustível de hidrogênio e oxigênio.

Assinale a opção que apresenta a razão CORRETA entre a quantidade de energia liberada por átomo de hidrogênio na combustão do octano e na célula de combustível. 

Dados: Energias de ligação$,$ em $kJ\ mol^{-1}$
$\ce{H – H}$ $347$
$\ce{H – O}$ $464$
$\ce{O = O}$ $498$
$\ce{C – C}$ $347$
$\ce{C – H}$ $413$
$\ce{C = O}$ $803$

Carregando...