ITA 2010 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

A figura ao lado apresenta a curva de aquecimento de $100\text{ g}$ de uma substância pura genérica no estado sólido. Sabe-se que calor é fornecido a uma velocidade constante de $500\text{ cal min}^{–1}$. Admite-se que não há perda de calor para o meio ambiente, que a pressão é de $1\text{ atm}$ durante toda a transformação e que a substância sólida apresenta apenas uma fase cristalina. Considere que sejam feitas as seguintes afirmações em relação aos estágios de aquecimento descritos na figura:

  • I. No segmento PQ ocorre aumento da energia cinética das moléculas.

  • II. No segmento QR ocorre aumento da energia potencial.

  • III. O segmento QR é menor que o segmento ST porque o calor de fusão da substância é menor que o seu calor de vaporização.

  • IV. O segmento RS tem inclinação menor que o segmento PQ porque o calor específico do sólido é maior que o calor específico do líquido.

Das afirmações acima, está(ão) ERRADA(S):


Historicamente, a teoria atômica recebeu várias contribuições de cientistas. Assinale a opção que apresenta, na ordem cronológica CORRETA, os nomes de cientistas que são apontados como autores de modelos atômicos.


$\ce{HC\ell_{(g)}}$ é borbulhado e dissolvido em um solvente $\ce{X}$. A solução resultante é não-condutora em relação à corrente elétrica. O solvente $\ce{X}$ deve ser necessariamente


Uma solução aquosa de $\ce{HC\ell}\ 0,1\text{ mol L}^{–1}$ foi titulada com uma solução aquosa de $\ce{NaOH}\ 0,1\text{ mol L}^{–1}$. A figura ao lado apresenta a curva de titulação obtida em relação à condutância da solução de $\ce{HC\ell}$ em função do volume de $\ce{NaOH}$ adicionado.


Com base nas informações apresentadas nesta figura, assinale a opção ERRADA.


Uma barra de ferro e um fio de platina, conectados eletricamente a um voltímetro de alta impedância, são parcialmente imersos em uma mistura de soluções aquosas de $\ce{FeSO4}$ ($1,0\text{ mol L}^{-1}$) e $\ce{HC\ell}$ isenta de oxigênio. Um fluxo de gás hidrogênio é mantido constante sobre a parte imersa da superfície da platina, com pressão nominal ($\text{P}_{\ce{H2}}$) de $1,0\text{ atm}$, e a força eletromotriz medida a $25^{\circ}\text{C}$ é igual a $0,292\text{ V}$.

Considerando-se que ambos os metais são quimicamente puros e que a platina é o polo positivo do elemento galvânico formado, assinale a opção CORRETA que apresenta o valor calculado do $\text{pH}$ desse meio aquoso.

Dados:
$\text{E}^{\circ}_{\ce{H+/H2}} = 0,000\text{ V}$
$\text{E}^{\circ}_{\ce{Fe^{2+}/Fe^0}} = -0,440\text{ V}$

Carregando...