ITA 2007 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Amostras de massas iguais de duas substâncias, I e II, foram submetidas independentemente a um processo de aquecimento em atmosfera inerte e a pressão constante. O gráfico abaixo mostra a variação da temperatura em função do calor trocado entre cada uma das amostras e a vizinhança.

Assinale a opção ERRADA em relação à comparação das grandezas termodinâmicas.

Dados:
$\Delta H_f$ e $\Delta H_v$ representam as variações de entalpia de fusão e de vaporização$,$ respectivamente$,$ e $c_p$ é o calor específico.

Um recipiente aberto contendo inicialmente $30\ g$ de um líquido puro a $278\ K$, mantido à pressão constante de $1\ atm$, é colocado sobre uma balança. A seguir, é imersa no líquido uma resistência elétrica de $3\ \Omega$ conectada, por meio de uma chave $S$, a uma fonte que fornece uma corrente elétrica constante de $2\ A$. No instante em que a chave $S$ é fechada, dispara-se um cronômetro. Após $100\ s$, a temperatura do líquido mantém-se constante a $330\ K$ e verifica-se que a massa do líquido começa a diminuir a uma velocidade constante de $0,015\ g/s$. Considere a massa molar do líquido igual a $M$. 

Assinale a opção que apresenta a variação de entalpia de vaporização (em $J/mol$) do líquido.


Utilizando o enunciado da questão anterior, assinale a opção que apresenta o valor do trabalho em módulo (em $kJ$) realizado no processo de vaporização após $180\ s$ de aquecimento na temperatura de $330\ K$.


Dois béqueres, $X$ e $Y$, contêm, respectivamente, volumes iguais de soluções aquosas: concentrada e diluída de cloreto de sódio na mesma temperatura. Dois recipientes hermeticamente fechados, mantidos à mesma temperatura constante, são interconectados por uma válvula, inicialmente fechada, cada qual contendo um dos béqueres. Aberta a válvula, após o restabelecimento do equilíbrio químico, verifica-se que a pressão de vapor nos dois recipientes é $P_f$. Assinale a opção que indica, respectivamente, as comparações CORRETAS entre os volumes inicial ($VX_i$) e final ($VX_f$), da solução no béquer $X$ e entre as pressões de vapor inicial ($PY_i$) e final ($P_f$) no recipiente que contém o béquer $Y$.


Utilizando o enunciado da questão anterior, assinale a opção que indica a curva no gráfico abaixo que melhor representa a quantidade de massa de água transferida ($Q_{água}$) ao longo do tempo ($t$) de um recipiente para o outro desde o instante em que a válvula é aberta até o restabelecimento do equilíbrio químico.


Carregando...