ITA 2004 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Durante a apresentação do projeto de um sistema acústico, um jovem aluno do ITA esqueceu-se da expressão da intensidade de uma onda sonora. Porém, usando da intuição, concluiu ele que a intensidade média $(I)$ é uma função da amplitude do movimento do ar $(A)$, da freqüência $(f)$, da densidade do ar $(\rho)$ e da velocidade do som $(c)$, chegando à expressão $I = A^x f ^y ρ^z c$. Considerando as grandezas fundamentais: massa, comprimento e tempo, assinale a opção correta que representa os respectivos valores dos expoentes $x$, $y$ e $z$.


Um atleta mantém-se suspenso em equilíbrio, forçando as mãos contra duas paredes verticais, perpendiculares entre si, dispondo seu corpo simetricamente em relação ao canto e mantendo seus braços horizontalmente alinhados, como mostra a figura.

Sendo $m$ a massa do corpo do atleta e $\mu$ o coeficiente de atrito estático interveniente, assinale a opção correta que indica o módulo mínimo da força exercida pelo atleta em cada parede.


Durante as Olimpíadas de $1968$, na cidade do México, Bob Beamow bateu o recorde de salto em distância, cobrindo $8,9\ m$ de extensão. Suponha que, durante o salto, o centro de gravidade do atleta teve sua altura variando de $1,0\ m$ no início, chegando ao máximo de $2,0\ m$ e terminando a $0,20\ m$ no fim do salto. Desprezando o atrito com o ar, pode-se afirmar que o componente horizontal da velocidade inicial do salto foi de 


A figura representa o percurso de um ciclista, num plano horizontal, composto de dois trechos retilíneos ($AB$ e $EF$), cada um com $6,0\ m$ de comprimento, e de um trecho sinuoso intermediário formado por arcos de circunferências de mesmo diâmetro, igual a $4,0\ m$, cujos centros se encontram numerados de $1$ a $7$. Considere pontual o sistema ciclista–bicicleta e que o percurso é completado no menor tempo, com velocidade escalar constante. 

Se o coeficiente de atrito estático com o solo é $\mu =0,80$, assinale a opção correta que indica, respectivamente, a velocidade do ciclista, o tempo despendido no percurso e a freqüência de zigue-zague no trecho $BE$.


Em 1879, Edwin Hall mostrou que, numa lâmina metálica, os elétrons de condução podem ser desviados por um campo magnético, tal que no regime estacionário, há um acúmulo de elétrons numa das faces da lâmina, ocasionando uma diferença de potencial $V_H$ entre os pontos $P$ e $Q$, mostrados na figura.

Considere, agora, uma lâmina de cobre de espessura $L$ e largura $d$, que transporta uma corrente elétrica de intensidade $i$, imersa no campo magnético uniforme $\overrightarrow{B}$ que penetra perpendicularmente a face $ABCD$, no mesmo sentido de $C$ para $E$. Assinale a alternativa correta. 


Carregando...