ITA 2003 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O abaixamento da temperatura de congelamento da água numa solução aquosa com concentração molal de soluto igual a $0,100\ mol\ kg^{-1}$ é $0,55\ ^\circ C$. Sabe-se que a constante crioscópica da água é igual a $1,86\ ^\circ\ C\ kg\ mol^{-1}$. Qual das opções abaixo contém a fórmula molecular CORRETA do soluto?


Qual das opções apresenta uma substância que ao reagir com um agente oxidante ($\ce{[O]}$), em excesso, produz um ácido carboxílico?


Uma solução líquida é constituída de $1,2$-dibromo etileno ($\ce{C_2H_2Br_2}$) e $2,3$-dibromo propeno ($\ce{C_3H_4Br_2}$). A $85\ ^\circ C$, a concentração do $1,2$-dibromo etileno nesta solução é igual a $0,40 (mol/mol)$. Nessa temperatura as pressões de vapor saturantes do $1,2$-dibromo etileno e do $2,3$-dibromo propeno puros são, respectivamente, iguais a $173 mmHg$ e $127 mmHg$. Admitindo que a solução tem comportamento ideal, é CORRETO afirmar que a concentração (em mol/mol) de $2,3$-dibromo propeno na fase gasosa é igual a


Uma mistura de azoteto de sódio, $\ce{NaN_3 (c)}$ , e de óxido de ferro (III), $\ce{Fe_2O_3}$ , submetida a uma centelha elétrica reage muito rapidamente produzindo, entre outras substâncias, nitrogênio gasoso e ferro metálico. Na reação entre o azoteto de sódio e o óxido de ferro (III) misturados em proporções estequiométricas, a relação (em mol/mol) $\ce{N_2(g)/Fe_2O_3(c)}$ é igual a 


Uma determinada substância cristaliza no sistema cúbico. A aresta da célula unitária dessa substância é representada por $z$, a massa específica por $\mu$ e a massa molar por $\overline{M}$. Sendo Nav igual ao número de Avogadro, qual é a expressão algébrica que permite determinar o número de espécies que formam a célula unitária desta substância?


Carregando...