ITA 2001 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Uma certa grandeza física $A$ é definida como o produto da variação de energia de uma partícula pelo intervalo de tempo em que esta variação ocorre. Outra grandeza, $B$, é o produto da quantidade de movimento da partícula pela distância percorrida. A combinação que resulta em uma grandeza adimensional é


Uma partícula move-se ao longo de uma circunferência circunscrita em um quadrado de lado $L$ com velocidade angular constante. Na circunferência inscrita nesse mesmo quadrado, outra partícula move-se com a mesma velocidade angular. A razão entre os módulos das respectivas velocidades tangenciais dessas partículas é: 


Uma partícula, partindo do repouso, percorre no intervalo de tempo $t$, uma distância d. Nos intervalos de tempo seguintes, todos iguais a $t$, as respectivas distâncias percorridas são iguais a $3D$, $5D$, $7D$ etc. A respeito desse movimento pode-se afirmar que: 


Para medir a febre de pacientes, um estudante de medicina crio sua própria escala linear de temperaturas. Nessa nova escala, os valores de $0$ (zero) e $10$ (dez) correspondem respectivamente a $37^\circ C$ e $40^\circ C$. A temperatura de mesmo valor em ambas escalas é aproximadamente.


No sistema convencional de tração de bicicletas, o ciclista impele os pedais, cujo eixo movimenta a roda dentada (coroa) e a ele solidária. Esta, por sua vez, aciona a corrente responsável pela transmissão do movimento a outra roda dentada (catraca), acoplada ao eixo traseiro da bicicleta. Considere agora um sistema duplo de tração, com $2$ coroas, de raios $R_1$ e $R_2$ $(R_1 \lt R_2)$ e $2$ catracas $R_3$ e $R_4 (R_3 \lt R_4)$, respectivamente. Obviamente, a corrente só toca uma coroa e uma catraca de cada vez, conforme o comando da alavanca de câmbio. A combinação que permite máxima velocidade da bicicleta, para uma velocidade angular dos pedais fixa, é 


Carregando...