ITA 2000 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Uma pilha de seis blocos iguais, de mesma massa $m$, repousa sobre o piso de um elevador, com uma aceleração de módulo $a$. O módulo da força que o bloco $3$ exerce sobre o bloco $2$ é dado por:


Uma sonda espacial de $1000\text{ kg}$, vista de um sistema de referência inercial, encontra-se em repouso no espaço. Num determinado instante, seu propulsor é ligado e, durante o intervalo de tempo de $5$ segundos, os gases são ejetados a uma velocidade constante, em relação à sonda, de $5000\ m/s$. No final desse processo, com a sonda movendo-se a $20\ m/s$, a massa aproximada de gases ejetados é:


A figura mostra uma carga positiva $q$ puntiforme próxima de uma barra de metal. O campo elétrico nas vizinhanças da carga puntiforme e da barra está representado pelas linhas de campo mostradas na figura.

Sobre o módulo da carga da barra $Q_{bar}$ , comparativamente ao módulo da carga puntiforme positiva $q$ , e sobre a carga líquida da barra $Q_{bar}$, respectivamente, pode-se concluir que:


Uma certa resistência de fio, utilizada para aquecimento, normalmente dissipa uma potência de $100\text{ W}$ quando funciona a uma temperatura de $100\ ^{\circ}\text{C}$. Sendo de $2\times10^{-3}\ \text{K}^{-1}$ o coeficiente de dilatação térmica do fio, conclui-se que a potência instantânea dissipada pela resistência, quando operada a uma temperatura inicial de $20\ ^{\circ}\text{C}$, é:


Um fio de densidade linear de carga positiva $\lambda$ atravessa três superfícies fechadas $A$, $B$ e $C$, de formas respectivamente cilíndrica, esférica e cúbica, como mostra a figura.

Sabe-se que $A$ tem comprimento $L =$ diâmetro de $B =$ comprimento de um lado de $C$, e que o raio da base de $A$ é a metade do raio da esfera $B$. Sobre o fluxo do campo elétrico, $\phi$, através de cada superfície fechada, pode-se concluir que:


Carregando...