ITA 1999 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Os valores de $x$, $y$ e $z$ para que a equação:

(força)$^x$ (massa)$^y$ = (volume) (energia)$^z$

seja dimensionalmente correta, são, respectivamente:


Considere a Terra uma esfera homogênea e que a aceleração da gravidade nos pólos seja de $9,8\ m/s^2$. O número pelo qual seria preciso multiplicar a velocidade de rotação da Terra de modo que o peso de uma pessoa no Equador ficasse nulo é:


Dois conjuntos de capacitores de placas planas e paralelas são construídos como mostram as montagens $1$ e $2$ abaixo. Considere que a área de cada placa seja igual a $A$ e que as mesmas estejam igualmente espaçadas de uma distância $d$. Sendo $\varepsilon _0 $ a permissividade elétrica do vácuo, as capacitâncias equivalentes $c_1$ e $c_2$ para as montagens $1$ e $2$, respectivamente são:


Um brinquedo que as mamães utilizam para enfeitar quartos de crianças é conhecido como “mobile”. Considere o “mobile” de luas esquematizado na figura abaixo. As luas estão presas por meio de fios de massas desprezíveis a três barras horizontais, também de massas desprezíveis . O conjunto todo está em equilíbrio e suspenso num único ponto $A$. Se a massa da lua $A$ é de $10\ g$, então a massa em quilograma da lua é:


A tabela abaixo mostra os níveis de energia de um átomo do elemento X que se encontra no estado gasoso.

$E_0$

$0$

$E_1$

$7,0\ eV$

$E_2$

$13,0\ eV$

$E_3$

$17,4\ eV$

Ionização

$21,4\ eV$

Dentro das possibilidades abaixo, a energia que poderia restar a um elétron com energia de $15\ eV$, após colidir com um átomo de $X$, seria de:


Carregando...