ITA 1994 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Um barco, com motor em regime constante, desce um trecho de um rio em $2,0$ horas e sobe o mesmo trecho em $4,0$ horas. Quanto tempo, em horas, levará o barco para percorrer o mesmo trecho, rio abaixo, com o motor desligado?


Um avião voando horizontalmente a $4000\ m$ de altura numa trajetória retilínea com velocidade constante passou por um ponto $A$ e depois por um ponto $B$ situado a $3000\ m$ do primeiro. Um observador no solo, parado no ponto verticalmente abaixo de $B$, começou a ouvir o som do avião, emitido em $A$, $4,00$ segundos antes de ouvir o som proveniente de $B$. Se a velocidade do som no ar era de $320\ m/s$, a velocidade do avião era de:


Um motociclista trafega numa estrada reta e nivelada atrás de um caminhão de $4,00\ m$ de largura, perpendicularmente à carroceria. Ambos estão trafegando à velocidade constante de $72\ km/h$ quando o caminhão se detém instantaneamente, devido a uma colisão. Se o tempo de reação do motociclista for $0,50\ s$, a que distância mínima ele deverá estar trafegando para evitar o choque apenas com mudança de trajetória?

Considere o coeficiente de atrito entre o pneumático e o solo $\mu = 0,80,$ aceleração gravitacional $g = 10,00\ m/s^{2}$ e que a trajetória original o levaria a colidir-se no meio da carroceria.

Uma barra homogênea de peso $P$ tem uma extremidade apoiada num assoalho horizontal e a outra numa parede vertical. O coeficiente de atrito com relação ao assoalho e com relação à parede são iguais a $\mu$. Quando a inclinação da barra com relação à vertical é de $45^{\circ}$, a barra encontra-se na iminência de deslizar. Podemos então concluir que o valor de $\mu$ é:


Um fio tem presa uma massa M numa das extremidades e na outra, uma polia que suporta duas massas; $m_1 = 3,00\ kg$ e $m_2 = 1,00\ kg$ unidas por um outro fio como mostra a figura. Os fios têm massas desprezíveis e as polias são ideais. Se $CD = 0,80\ m$ e a massa $M$ gira com velocidade angular constante $\omega = 5,00\ rad/s$ numa trajetória circular em torno do eixo vertical passando por $C$, observa-se que o trecho $ABC$ do fio permanece imóvel. Considerando a aceleração da gravitacional $g = 10,0\ m/s^{2}$ , a massa $M$ deverá ser:


Carregando...