ITA 1993 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Num sistema de unidades em que as grandezas fundamentais são $m$ (massa), $p$ (quantidade de movimento), $t$ (tempo) e $i$ (corrente elétrica), as dimensões das seguintes grandezas:

força; energia cinética; momento de uma força em relação a um ponto; carga elétrica; resistência elétrica,

são dadas,respectivamente, por:


O módulo $V_1$ da velocidade de um projétil no seu ponto de altura máxima é $(6/7 )^{1/2}$ do valor da velocidade $V_2$ no ponto onde altura é a metade da altura máxima. Obtenha o cosseno do ângulo de lançamento com relação a horizontal.


Uma ventania extremamente forte está soprando com uma velocidade $v$ na direção da seta mostrada na figura. Dois aviões saem simultaneamente do ponto $A$ e ambos voarão com uma velocidade constante $c$ em relação ao ar. O primeiro avião voa contra o vento até o ponto $B$ e retorna logo em seguida ao ponto $A$, demorando para efetuar o percurso total um tempo $t_1$. O outro voa perpendicularmente ao vento até o ponto $D$ e retorna ao ponto $A$, num tempo total $t_2$. As distâncias $AB$ e $AD$ são iguais a $L$. Qual é a razão entre os tempos de voo dos dois aviões?


Um pedaço de madeira homogêneo, de seção transversal constante $A$ e comprimento $L$, repousa sobre uma mesa fixa no chão. A madeira está com $25\%$ do seu comprimento para fora da mesa, como mostra a figura. Aplicando uma força $P = 300\ N$ no ponto $B$ a madeira começa a se deslocar de cima da mesa. Qual é o valor real do peso $Q$ da madeira?


Um pequeno bloco de madeira de massa $m = 2,0\ kg$ se encontra sobre um plano inclinado que está fixo no chão, como mostra a figura. Qual é a força $F$ com que devemos pressionar o bloco sobre o plano para que o mesmo permaneça em equilíbrio? O coeficiente de atrito entre o bloco e a superfície do plano inclinado é $\mu = 0,40$.

Dados: comprimento do plano inclinado$,$ $L = 1,0\ m$; $h = 0,6\ m$; aceleração da gravidade$,$ $g = 9,8\ m/s^2$. QUESTÃO SEM RESPOSTA

Carregando...