ITA 1991 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Para efeito de análise dimensional, considere as associações de grandezas apresentadas nas alternativas e indique qual delas não tem dimensão de tempo. Sejam: $R =$ resistência elétrica, $C =$ capacitância, $M =$ momento angular, $E =$ energia, $B =$ indução magnética, $S =$ área e $I =$ corrente elétrica.


Considere a Terra como sendo uma esfera de raio $R$ e massa $M$, uniformemente distribuída. Um satélite artificial descreve uma órbita circular a uma altura $h$ da superfície da Terra, onde a aceleração gravitacional (sobre a órbita) é $g$. Em termos de algarismos significativos, o quadrado da velocidade do satélite é melhor representado por:

Dados:
$R= 6,378 \cdot 10^6 m$;
$M= 5,983 \cdot 10^{24} kg$;
$h = 2,00 \cdot 10^5 m$;
$g = 9,2 m/s^2$

A figura representa uma vista aérea de um trecho retilíneo de ferrovia. Duas locomotivas a vapor, $A$ e $B$, deslocam-se em sentidos contrários com velocidades constantes de $50,4\ km/h$ e $72,0\ km/h$, respectivamente. Uma vez que $AC$ corresponde ao rastro da fumaça do trem $A$, $BC$ ao rastro da fumaça de $B$ e que $AC = BC$, determine a velocidade(em $m/s$) do vento. Despreze as distâncias entre os trilhos de $A$ e $B$.

$h=160\ m$

Considere dois carros que estejam participando de uma corrida. O carro $A$ consegue realizar cada volta em $80\ s$ enquanto o carro $B$ é $5,0\ \%$ mais lento. O carro $A$ é forçado a uma parada nos boxes ao completar a volta de número $06$. Incluindo aceleração, desaceleração e reparos, o carro $A$ perde $135\ s$. Qual deve ser o número mínimo de voltas completas da corrida para que o carro $A$ possa vencer?


Uma luminária cujo peso é $P$ está suspensa por duas cordas $AC$ e $BC$ que (conforme a figura ao lado) formam com a horizontal ângulos iguais a $\theta$. Determine a força de tensão $T$ em cada corda.


Carregando...