ITA 1983 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

Um estudante realizou duas séries de medidas independentes, a $20^{\text{o}}C$, do comprimento de uma mesa, com uma trena milimetrada. O resultado da primeira série de medidas foi $1,982\ m$ e o da segunda foi $1,984\ m$. Analisando os resultados, constatou que na primeira série de medidas cometera o mesmo erro na técnica de leitura da escala da trena, isto é, cada medida fora registrada com $2\ mm$ a menos. Além disto, verificou que a trena, cujo coeficiente de dilatação linear era $ 0,0005/^{\text{o}}C$, havia sido calibrada a $25^{\text{o}}C$, Nestas condições, o valor que melhor representaria o comprimento da mesa seria:


Um móvel parte da origem do eixo $x$ com velocidade constante igual a $3\ m/s$. No instante $t = 6\ s$ o móvel sofre uma aceleração $\gamma = -4\ m/s$, À equação horária a partir do instante $t = 6\ s$ sera;


Um cone de altura $h$ e raio da base igual a $R$ é circundado por um trilho em forma de parafuso, conforme a figura. Uma partícula é colocada sobre o trilho, no vértice do cone, deslizando, sem atrito, até a base. Com que velocidade angular, em relação ao eixo do cone, ela deixa o trilho, no plano da base?

$h=0,82\ m$
$R=0,20\ m$
$g=9,8\ m/s^2$

Considere o equador terrestre e sobre ele montada uma torre de altura $H$, conforme a figura. Uma partícula de massa $m$ é solta do alto da torre. Desprezando a resistência do ar e supondo que não haja ventos, o ponto em que a partícula atinge o solo estará em relação ao ponto $P$:


Um pêndulo de comprimento $\ell$ é abandonado na posição indicada na figura e, quando passa pelo ponto mais baixo da sua trajetória, tangencia a superfície de um líquido, perdendo em cada uma dessas passagens $30\ \%$ da energia cinética que possui. Após uma oscilação completa, qual será, aproximadamente, o ângulo que o fio do pêndulo fará com a vertical?


Carregando...