ITA 1978 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

Duas partículas A e B partem do repouso, em movimento retilíneo, segundo o gráfico abaixo:

Pode-se afirmar que as distâncias, em metros, entre as partículas A e B, nos instantes $t=2,3,4,5$ e $7$ segundos têm, respectivamente, os valores indicados em uma das linhas da tabela abaixo:

$\begin{cases}2s & 3s &4s&5s&7s\end{cases}$


As leis fundamentais da Mecânica Newtoniana são formuladas em relação a um princípio fundamental denominado:


Três corpos A, B e C, com massas respectivamente iguais a $4,0\ kg$, $6,0\ kg$ e $8,0\ kg$, acham-se apoiados sobre uma superfície horizontal, sem atrito. Estes corpos acham-se ligados por intermédio de molas de massas desprezíveis, e são abandonados a partir da posição indicada na figura, quando as tensões nas molas AB e BC forem respectivamente $1,00 \times 10\ N$ e $1,50 \times 10\ N$. Pode-se afirmar que as acelerações "$a_{AB}$" (do sistema constituído pelos corpos A e B) e “$a$” (do sistema constituído pelos três corpos A, B e C) serão dadas por:


Uma bomba é atirada a partir da posição “A". Na posição "B" ela explode em dois fragmentos iguais, que atingirão o solo nos pontos "C" e “D", conforme figura abaixo:

Pode-se afirmar que: o C.M. (centro de massa) do sistema atingirá


Uma corda uniforme de massa $M$ e comprimento $L$, acha-se pendurada em um prego, conforme figura. Devido a uma pequena perturbação, a corda começa a deslizar. Desprezando-se os atritos, pode-se afirmar que a velocidade $\vec{y}$ da corda, no instante em que a mesma abandona o prego, é dada por:


Carregando...