ITA 1976 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

Uma partícula está em movimento circular uniforme, descrevendo uma circunferência de raio $R = 1,0\ cm$, com um período $T= 6,00\ s$. Calcule a velocidade da partícula.

$ \pi = 3,141592...$

Duas partículas, $A$ e $B$, deslocam-se ao longo do eixo $0-x$ com velocidades dadas pelo gráfico ao lado, sendo que no instante tolo ambas estão na origem do sistema de coordenadas. No instante $t_0=0$, $A$ e $B$ estão, respectivamente, nos pontos de abscissas $x_1$ e $x_2$, com acelerações $a_1$ e $a_2$.


Uma partícula é lançada, no vácuo, verticalmente para cima. com uma velocidade inicial de $10\ m/s$. Dois décimos de segundo depois, lança-se, do mesmo ponto, uma segunda partícula com a mesma velocidade inicial. A aceleração da gravidade é igual a $10\ m/s^2$. A colisão entre as duas partículas ocorrerá:


Um corpo de peso $\vec{P}$ está suspenso por fios como indica a figura. A tensão $T$ é dada por:


Um bloco de $10,0 \ kg$ está apoiado no piso de um elevador que se desloca verticalmente com uma aceleração constante $a = - \dfrac{\vec{g}}{10}$, onde $\vec{g}$ é a aceleração da gravidade local, sendo $g = 9,0\ m/s^2$. O piso do elevador exerce sobre o bloco uma força $\vec{F}$. Pode-se afirmar que :


Carregando...